Prezados leitores
Mais um ano chega ao fim. Destacar o ano que se vai é uma opção otimista se considerarmos que muitas das realizações de 2001 tendem a evoluir e, quem sabe, até mesmo se disseminar em 2002.
Falamos de experimentos com aplicações avançadas, em especial das que utilizam recursos multimídia. Em novembro, o Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participou de uma videoconferência verdadeiramente global através da rede, uma experiência pioneira. Durante a Supercomputing
2001, sediada em Denver, Estados Unidos, representantes de instituições de sete países assistiram a palestras e interagiram uns com os outros, simultaneamente, por meio de ferramentas de videoconferência. A UFRGS usou uma conexão multicast nativa, através do backbone RNP2.
Durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), em maio, houve transmissões experimentais em multicast
. São dois experimentos bem sucedidos na área de aplicações que usam intensamente recursos multimídia. Há outros em outras áreas, mas estes são os principais exemplos pertinentes ao tema desta edição.
O último número do ano do NewsGeneration traz artigos que tratam de aplicações multimídia. Multicast, QoS e IPv6 são aspectos abordados em dois artigos que merecem destaque. São novas tecnologias que estão sendo estudadas de forma a se tornarem serviços de produção do backbone RNP2 em 2002.
Boa leitura e boas festas!
Marcus Vinicius Mannarino editor@rnp.br
NewsGeneration, um serviço oferecido pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Copyright © RNP, 1997 – 2004
