NewsGeneration: um serviço oferecido pela RNP desde 1997


ISSN 1518-5974
Boletim bimestral sobre tecnologia de redes
produzido e publicado pela  RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
14 de abril de 2003 | volume 7, número 1
 
Nesta edição:

Ambiente para simulação e monitoração de ligações telefônicas IP
Descreve uma infra-estrutura para coleta e monitoramento da qualidade percebida de ligações simuladas de voz sobre IP no backbone RNP2.

Interpretando os logs de acesso gerados pelo VRVS
Apresenta uma metodologia de análise de arquivos de log de refletores VRVS a partir de scripts gerados pelos autores.

Redes móveis baseadas nos protocolos IPv4 e IPv6 - uma visão geral do MIP e do MIPv6
Os autores oferecem uma visão técnica da mobilidade em redes IP e IPv6.


Mensagem do Editor

Prezados leitores,

O Workshop RNP2 tem se firmado como um dos principais eventos nacionais de inovação em redes. Neste ano, em sua quarta edição, serão apresentados os resultados dos Grupos de Trabalho (GT) da RNP. O programa GTs-RNP foi lançado em 2002 para viabilizar a criação de projetos colaborativos, entre a RNP e grupos de pesquisa nacionais, que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores.

Nesta edição do NewsGeneration, apresentamos uma primeira contribuição desse programa, no artigo que descreve uma infra-estrutura para coleta e monitoramento da qualidade percebida de ligações simuladas de voz sobre IP no backbone RNP2, tema que está sendo abordado pelo GT Voz sobre IP.

O segundo artigo avança na análise do uso de refletores VRVS, um sistema de videoconferência e trabalho colaborativo de baixo custo e que demanda pouca largura de banda. Desta vez, o monitoramento é o foco do trabalho e é apresentado um estudo de análise do conteúdo de um arquivo de log do VRVS a partir de scripts gerados pelos autores Jean e Graciela, da RNP.

O terceiro artigo, elaborado por pesquisadores do CPqD, oferece uma visão técnica do funcionamento da mobilidade em redes IP e, mais especificamente, em redes IPv6.

Boa leitura!

Marcus Vinicius Mannarino editor@rnp.br

 

^

NewsGeneration, um serviço oferecido pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Copyright © RNP, 1997 – 2002