RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rio Grande do Sul usa tecnologia avançada em videoconferência internacional

Acesso da RNP à Internet2 foi usado na experiência


O Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participou, este mês, de uma experiência pioneira no mundo. Um framework para realização de videoconferência chamado Access Grid foi usado pela primeira vez na realização de uma conferência verdadeiramente global através da rede. Os representantes dos sete países reunidos - Brasil, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Itália, China e Japão - puderam não só assistir a palestras como participar delas efetivamente, interagindo uns com os outros por meio de ferramentas de videoconferência. Os palestrantes podiam ser de qualquer um dos países envolvidos, transmitindo diretamente de suas nações de origem. A UFRGS não chegou a apresentar palestras porque, segundo o professor Cláudio Geyer, do Instituto de Informática, não houve tempo para realização de testes preliminares, impossibilitando o comprometimento da instituição com o programa do evento.

Para que fosse possível a participação da UFRGS na conferência, a RNP estabeleceu um enlace exclusivo de 10 Mbps entre os Pontos de Presença do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, de onde sai a linha de 45Mbps que liga o Brasil à Internet2, nos Estados Unidos. Além disso, a RNP emprestou equipamento à UFRGS, configurou a rede para operar IP e multicast, configurou conexões ATM e deu todo o apoio técnico necessário. Segundo os organizadores no Rio Grande do Sul, cerca de 40 pessoas colaboraram para o sucesso do empreendimento, que envolveu, além da RNP e do Instituto de Informática da UFRGS, gente do Ponto de Presença da RNP na capital gaúcha e da Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Porto Alegre (Metropoa). O Núcleo de Multimídia da Escola de Engenharia da UFRGS também colaborou, emprestando equipamento de vídeo e áudio e dando assistência na geração de som e imagem.

"Funcionou tudo impecavelmente, sem falhas do início ao fim", festejou Marko Petek (), coordenador técnico do projeto de instalação do site Access Grid na UFRGS. "Todos os problemas de rede que existiram foram originados no centro da conferência em Denver [EUA]. Porém, em tudo aquilo que foi relacionado a rede no Brasil, não houve problema de espécie alguma", disse Petek. Cláudio Geyer acrescentou que "segundo alguns professores que já participaram de outros eventos, a qualidade em termos comparativos foi ótima."

Access Grid na UFRGS

O Instituto de Informática da UFRGS trabalha há alguns meses na implantação de um site Access Grid para uso de toda a universidade. De acordo com os responsáveis pela idéia, o foco do projeto é usar a tecnologia Grid para permitir a colaboração remota entre grupos de pessoas. Com isto, é possível, por exemplo, a realização de aulas e seminários distribuídos; a participação remota em painéis e debates; e a organização de encontros virtuais.

O conceito de Grid abrange uma infra-estrutura que permita o uso integrado e colaborativo de computadores de alto desempenho, redes, bases de dados e instrumentos científicos pertencentes a diversas organizações. Suas aplicações freqüentemente envolvem grandes quantidades de dados ou computação e requerem compartilhamento seguro de recursos. O Access Grid aplica este conceito aos indivíduos, isto é, permite que grupos de pessoas interajam com os recursos do Grid. Segundo o site www.accessgrid.org, os pontos Access Grid são nós na rede que provêem a tecnologia avançada de áudio e vídeo necessária para que esta interação ocorra.

Os técnicos da UFRGS se esforçaram para configurar o site Access Grid gaúcho a tempo de participarem da conferência global Supercomputing 2001 (SC'2001). Os resultados da experiência servirão de subsídio para toda a comunidade de rede nacional. "Cabe agora trabalharmos para aprimorarmos a tecnologia de modo a podermos disponibilizar em caráter permanente este recurso a tantas instituições brasileiras quantas desejarem", frisou Marko Petek. A UFRGS está criando uma página na Internet para apresentar os reflexos deste experimento. A SC'2001 aconteceu entre os dias 10 e 16 de novembro e foi sediada em Denver, Estados Unidos.

[RNP, 23.11.2001]

Consulta em noticias