Salas RNP

As Salas RNP são reuniões paralelas à programação do 10º WRNP com o objetivo de promover o encontro de comunidades envolvidas em projetos e serviços apoiados ou desenvolvidos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Voltadas aos profissionais de TIC especializados em redes, as Salas RNP são um espaço para a troca de experiências, apresentação de resultados e debate de perspectivas.

* Em função do tema, nem todas as Salas RNP são abertas ao público. Confira na programação de cada sala e a disponibilidade de inscrições.

IV Workshop VoIP

Inscrições encerradas

A exemplo dos últimos anos, neste aconteceu mais uma edição do Workshop VoIP - evento realizado com o objetivo de promover a interação entre a coordenação do serviço VoIP da RNP e os responsáveis técnicos pela administração do VoIP nas instituições clientes do serviço.

A programação foi composta de duas grandes sessões: uma dedicada à troca de informações e experiências dentro do contexto do serviço VoIP da RNP; e outra voltada para a participação de convidados.

Na primeira sessão, os participantes foram informados sobre o andamento e as perspectivas de projetos relacionados à administração do serviço, além de compartilhar suas experiências com os demais participantes deste serviço essencialmente colaborativo.

Já na segunda sessão, os participantes entraram em contato com pessoas que trabalham com a tecnologia VoIP externos à RNP como, inclusive, representantes do setor comercial e outros.

O IV Workshop VoIP ocorreu dia 29/05, no mesmo hotel do WRNP, o Mar Hotel Recife.

Veja os vídeos do evento nos links abaixo:

Parte 1: http://webconf.rnp.br/p34271156

Parte 2: http://webconf.rnp.br/p55213250

Parte 3: http://webconf.rnp.br/p69974726

Grade

29.05 | Sexta

 [17h30 - 18h00 ] Palestra
   17h30 - 18h00 Encerramento

Jean Carlo Faustino (RNP)


 [16h30 - 17h30 ] Palestra
   16h30 - 17h30 Segunda onda em VoIP: segurança

Alessandro Paganuchi (CPqD)

Nesta palestra serão tratados os seguintes tópicos: - Os riscos de ataques: DoS, Vishing, Toll fraud, Eavesdropping (grampo) e SPIT. - Desafios para não interferir nas questões de QoS e custo do sistema. - A importância de se estabelecer projetos com arquitetura segura. - Projeto VoIP Seguro do CPqD.


SLIDES

 [16h00 - 16h30] Palestra
   16h00 - 16h30 O projeto de implantação de transporte de sinal VHF usando protocolos VoIP no CINDACTA IV

Alexandre Barreto (CINDACTA IV)

A palestra tem por objetivo apresentar o projeto de implantação de um sistema de transporte de um sinal VHF usando protocolos de Telefonia IP no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). O CINDACTA IV é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo gerenciamento de todo o controle do espaço aéreo e das telecomunicações aeronáuticas da Amazônia Legal. Um sistema de transporte de VHF sobre uma rede de Telefonia IP tem por finalidade de possibilitar que um ou mais Terminais de Comando Remoto (TRC) possam gerenciar e utilizar uma estação remota rádio. Para possibilitar isso, o CINDACTA IV está desenvolvendo a sua especificação. A palestra apresentará o objetivo do projeto, as experiências frustadas e o estado atual do mesmo. Na palestra serão apresentadas as abordagens anteriores existentes no mundo e como elas se afastam da necessidade da FAB.


SLIDES

 [15h30 - 16h00 ] Palestra
   15h30 - 16h00 O VoIP na Embrapa

Rogério Alencar d'Araujo Couto (Embrapa)

A palestra tem o objetivo de apresentar a experiência da Embrapa em relação a rede de voz corporativa e a proposta de migração para o serviço fone@RNP.


SLIDES

 [15h00 - 15h30 ] Palestra
   15h00 - 15h30 VoIP - Questões relevantes e aspectos regulatórios associados

Regina Cunha Parreira (Anatel)

Pontos a serem abordados na apresentação: . Convergência Tecnológica . Evolução dos Marcos Regulatórios . Avaliação das Soluções VoIP . VoIP no Brasil


SLIDES

 [14h30 - 15h00] Palestra
   14h30 - 15h00 fone@MS

Alex Galhano Robertson (RNP)

A palestra apresenta uma visão geral do "fone@MS", o serviço de telefonia IP desenvolvido para o Ministério da Saúde. Apresenta de forma sucinta o desenho e a arquitetura do serviço. Descreve algumas dificuldades enfrentadas pela equipe de desenvolvimento e como os problemas foram contornados. Finalmente, mostra alguns números importantes do projeto.


SLIDES

 [12h30 - 14h30 ] Almoço
   12h30 - 14h30


 [12h00 - 12h30 ] Palestra
   12h00 - 12h30 Apresentação do Projeto Estatística Nacional fone@RNP

Marcello de Jesus (RNP)

Nesta palestra será apresentado o Projeto Estatística Nacional fone@RNP, bem como suas metas e objetivos, para os técnicos dos PoPs e Instituições Usuárias visando o entendimento e a colaboração futura dos stakeholders na fase de homologação do projeto.


SLIDES

 [11h30 - 12h00 ] Palestra
   11h30 - 12h00 Projeto de evolução da gerência da rede nacional do fone@RNP

Felipe Tocchetto (RNP)

A palestra tem o objetivo de apresentar as iniciativas da RNP em relação ao monitoramento e gerência da rede nacional do fone@RNP. Serão apresentados objetivos e demonstrações práticas de ferramenta escolhida. O sessão tem objetivo de também colher opiniões para direcionamento do projeto a expectativa dos usuários.


SLIDES

 [11h00 - 11h30 ] Palestra
   11h00 - 11h30 fone@RNP

Jean Carlo Faustino (RNP)

Nesta palestra será apresentado um panorama geral do serviço fone@RNP com destaque para as principais atividades que foram realizadas no último ano, além das perspectivas para o período de 2009.


SLIDES

 [10h40 - 11h00 ] Coffee break
   10h40 - 11h00


 [10h20 - 10h40 ] Perguntas e Respostas
   10h20 - 10h40


 [09h20 - 10h20 ] Palestra
   09h20 - 10h20 Palestra do Lab VoIP - NCE/UFRJ

Paulo Aguiar e Thiago Maluf (UFRJ)

Em relação ao ambiente VoIP nacional, será apresentada a infraestrutura de proxy SIP/H.323 para a interconexão ao serviço fone@RNP de outros serviços VoIP, nacionais ou estrangeiros, sendo dado como exemplo a interconexão SIP com o Ministério da Saúde e as interconexões H.323 com as redes australiana, mexicana e tcheca. Serão apresentados os requisitos para interconexão SIP/H.323, os procedimentos de gerência e as estatísticas recentes deste serviço. Como forma de divulgar e incentivar o uso de gateways entre os PBXs e as operadoras, filtrando chamadas entrantes e saintes de forma transparente, será mostrado o ambiente em operação na UFRJ, que filtra as chamadas para a Embratel, completando-as via fone@RNP. Será explicado o uso de múltiplos gateways Asterisk com uso dos protocolos SIP e IAX, além dos procedimentos de rerroteamento de chamadas em caso de erro. Será discutido como o ambiente padrão instalado pelos pacotes precisa ser alterado para este novo cenário. Será mostrado como pode ser facilmente obtido o perfil de tráfego com as operadoras e o sumário de chamadas para validar o uso de telefonia. A economia de custo com o posicionamento do gateway entre o PBX e a operadora será quantificada. Será enfatizada também a importância das instituições que fecham chamadas para a rede pública de telefonia anunciar corretamente os prefixos locais que podem ser completados, para evitar o não completamento de chamadas no serviço fone@RNP. Algumas informações atualizadas sobre os processos de homologação e migração serão dadas, além de ressaltados procedimentos importantes que devem ser observados.


SLIDES

 [09h00 - 9h20 ] Palestra
   09h00 - 9h20 Abertura

Jean Carlo Faustino (RNP)


SLIDES

Organização

RNP

Patrocínio Ouro

Extreme Color

Padtec

Patrocínio Prata

Juniper

Patrocínio Bronze

Brocade

Digital Work

Embratel

GD Burti

Global Crossing

Inter Qrattri

Metrotable

Oi

Omega