RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

Computadores e redes avançadas: unidos a serviço da ciência

Redes de alta velocidade têm possibilitado o intercâmbio de dados entre os mais diversos pontos do globo. Aplicações como o World Wide Web, videoconferências e telefonia sobre IP tornam-se cada vez mais populares entre um crescente número de usuários.

Além do compartilhamento de informação, as redes possibilitam hoje a integração de recursos como computadores, discos, bancos de dados e instrumentos. A agregação desses recursos em larga escala permite a formação de poderosas infra-estruturas virtuais de processamento e informação, comumente denominadas grids (grades, em português), cyberinfrastructures ou e-Infrastructures.

Projetos científicos passam a utilizar essas infra-estruturas, beneficiando-se da alta capacidade de processamento, para análise de modelos complexos, e do acesso a grandes volumes de dados. Nesse novo paradigma, denominado e-Ciência, pesquisadores, mesmo que separados por grandes distâncias geográficas, realizam seu trabalho em ambientes colaborativos, integrados aos poderosos recursos das grades.

Grades têm sido usadas em áreas bastante diversificadas. Essa tecnologia também é aplicada no desenvolvimento de novos remédios e tratamentos médicos, na análise de riscos financeiros, na exploração petrolífera, no desenvolvimento de produtos e na educação a distância, entre outros.

Nesta área, você saberá um pouco mais sobre grades, cyberinfrastructure, e-Ciência e projetos relacionados.

Eela

Esta iniciativa visa à integração de projetos de infra-estrutura digital consolidados na Europa com aqueles que estão começando na América Latina. O projeto foi iniciado em janeiro de 2006. Participam 21 instituições da Europa e da América Latina.


Projetos

Algumas experiências colaborativas em grades acontecem atualmente no Brasil e no exterior. Entre eles estão o Sinapad, o HepGrid Brasil, o EGEE e o TeraGrid.

Ringrid

A organização Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) participa do projeto, através das redes nacionais do Chile (Reuna) e do Brasil (RNP). O objetivo é avaliar e propor padrões para o uso de instrumentação remota em grades computacionais.


Eventos

Essa página apresenta eventos e fóruns de discussão sobre grades e ciber-infra-estrutura, tais como o Open Grid Fórum e a Conferência Internacional de Alta Performance Computacional, Redes, Armazenamento e Análise.