RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

Projetos relacionados

Algumas experiências colaborativas em grades acontecem atualmente no Brasil e no exterior. A seguir estão listados importantes projetos nesta área.



Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho – Sinapad

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia destinada a proporcionar poder computacional elevado ao sistema nacional de ensino e pesquisa. Dispõe de sete unidades, denominadas Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho (Cenapads): universidades federais do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, e do Ceará, Universidade Estadual de Campinas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Laboratório Nacional de Computação Científica. O sistema é coordenado pelo LNCC e interconectado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 
http://www.lncc.br/sinapad/index.php


HepGrid Brasil – HEPGB

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Física de Altas Energias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, junto com pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas da UFRJ, e das universidades federais da Bahia e do Rio Grande do Sul e Cefet/RJ. Estas instituições e o Centro de Suporte de Análise Computacional de São Paulo (Sprace), instalado na Universidade de São Paulo e coordenado pela Unesp, estão envolvidos em experimentos tanto do Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), nos Estados Unidos, quanto do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), com sede na Suíça.
http://www.hepgrid.uerj.br/
http://hep.ift.unesp.br/SPRACE/index.php


OurGrid

O projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a HP Brasil. O OurGrid é a única iniciativa brasileira aberta a qualquer um que se interesse em participar da experiência. Atualmente diversas instituições brasileiras, como Embrapa e PUC-RS, e internacionais (Estados Unidos, Bélgica e Itália) fazem parte do projeto. Grupos têm usado o OurGrid para aplicações em biologia molecular e renderização 3D, entre outras.
http://www.ourgrid.org/


TeraGrid

O TeraGrid foi criado pela National Science Foundation (Fundação Nacional da Ciência) e envolve nove instituições norte-americanas, entre universidades, centros de computação e de pesquisa. O projeto conta com recursos para armazenamento de dados na ordem de 15 petabytes (15 milhões de gigabytes) e é considerado a maior ciberinfraestrutura distribuída para pesquisa científica aberta do mundo.
http://www.teragrid.org/


Enabling Grids for E-science – EGEE

Criado pela Comissão Européia, o projeto une cientistas e engenheiros de mais de 90 instituições em 32 países para desenvolver uma infra-estrutura de grade para a e-Ciência, acessível a pesquisadores 24 horas por dia. Integra aplicações científicas que vão da física de altas energias a química computacional.
http://www.eu-egee.org/


CLgrid

O projeto é formado basicamente por universidades chilenas interligadas pela rede acadêmica do Chile (Reuna). Recursos de processamento são compartilhados e aplicações nas áreas de transporte, telecomunicações, planejamento energético, entre outras, são desenvolvidas.
http://clgrid.reuna.cl/wiki/index.php/Main_Page


UK-e-Science

Foi criado na Inglaterra, em 2001. Seus participantes têm compartilhado experiências em áreas como meio-ambiente, medicina e finanças.
http://www.rcuk.ac.uk/escience/


National Research Grid Iniciative – Naregi

O projeto, iniciado em 2003, é mantido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. Organizações governamentais, academia e indústria estão envolvidas no Naregi.
http://www.naregi.org/index_e.html


Pacific Rim Applications and Grid Middleware Assembly – Pragma

O Pragma reúne países da costa do Pacífico, como Japão, Coréia do Sul, Austrália, China, Estados Unidos e México. A missão dessa comunidade é estabelecer colaborações sustentadas e avançar no uso de tecnologias de grid em aplicações conjuntas entre cientistas e instituições líderes nessa área.
http://www.pragma-grid.net/index.html