RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

Ringrid

O projeto Ringrid (Remote Instrumentation in Next-Generation Grids) provê uma arquitetura de integração para a e-ciência. Seu principal objetivo é avaliar e propor padrões para o uso de instrumentação remota em grades computacionais. Suas diretrizes são:

  • identificar e definir requisitos para instrumentos e comunidades de usuários;
  • promover a sinergia entre instrumentação remota, redes de alta velocidade e infra-estruturas de grade;
  • analisar tendências e recomendações para o desenho de serviços de instrumentação remota de nova geração;
  • promover oportunidades igualitárias de acesso à e-infra-estrutura européia; e
  • disseminar os resultados do projeto para a comunidade científicas e para grupos de usuários privados.

O Ringrid começou em outubro de 2006 e tem duração prevista de 18 meses. O financiamento, da ordem de um milhão de euros, é feito pelo programa Information Society Technologies (IST), da União Européia. Participam do projeto: Polônia, Áustria, Grécia, Bulgária, Romênia, México, Chile, Brasil, Itália, Reino Unido.

Participação brasileira

As instituições brasileiras envolvidas no Ringrid são o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). A fonte de luz síncrotron e os microscópios eletrônicos do LNLS serão alguns dos instrumentos estudados. A adoção mais disseminada do uso remoto de instrumentos, um dos objetivos do Ringrid, facilitará a rotina de pesquisadores de outras instituições e diminuirá os custos dos experimentos e observações, já que os estudiosos poderão ter acesso ao uso dos instrumentos, sem deslocamentos físicos, com economia de tempo e de custos de viagem.

O Ringrid também avaliará o uso simultâneo de imagens por astrônomos em diversas partes do mundo. Essas imagens, geradas pelo telescópio Soar (Southern Astrophysical Research Telescope), localizado no Chile, serão captadas em computadores de salas de observação remota montadas no LNA, no Observatório Nacional, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras instituições brasileiras.

Brasil e Chile participam do Ringrid por meio da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). As instituições brasileiras estão conectadas à Clara através da rede Ipê, mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).




Notícias relacionadas:

Ringrid vai avaliar o uso de instrumentação remota em grades

Brasil e Chile são os participantes latino-americanos no projeto

[RNP, 30.10.2006]

Equipe da RNP visita o telescópio Soar

Técnicas de instrumentação remota são apresentadas a profissionais da RNP

[RNP, 19.09.2006]


Outras referências:

Ringrid

Site do projeto Remote Instrumentation in Next-Generation Grids