RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ministérios acreditam nas redes para a inclusão social

Não faltará dinheiro para investir em TIC


Representantes dos Ministérios da Educação, da Saúde e da Ciência e Tecnologia participaram do painel "Tecnologias da Informação e da Comunicação e Políticas Públicas", no 8º Workshop RNP (WRNP), dia 28, em Belém (PA). Eles mostraram estar engajados na evolução das redes no Brasil para o uso em ensino e pesquisa e para a promoção da inclusão social. Antenado com o atual momento de construção de redes regionais de alto desempenho, o então subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Avílio Franco, frisou que "é importante levar a rede para o interior". Na opinião do representante do MCT, "é preciso não só ter o equipamento, mas ter quem o utilize".

painel Tecnologias da Informação e da Comunicação e Políticas Públicas

Hélio Chaves Filho, diretor do Departamento de Políticas em Educação a Distância do MEC, disse que é necessária uma mudança de cultura: "Devemos mudar a cultura na área educacional para promover a inserção da tecnologia de modo harmônico", argumentou. Chaves anunciou que o MEC instalará laboratórios de informática em todas as escolas do ensino médio este ano e que todas as escolas agrotécnicas federais serão atendidas com conexão de rede. "No MEC, nós temos o entendimento de que a escola é o espaço natural para a inclusão digital", salientou. Ele lamentou, no entanto, que a prática docente ainda esteja distanciada da realidade social. Acrescentou, ainda, que é preciso investir em equipamentos, conectividade, conteúdos digitais e, acima de tudo, formação continuada de professores. O representante do MEC citou como exemplo de sucesso do uso da rede na educação a Universidade Aberta do Brasil, que atualmente conta com quase 300 pólos de apoio presencial e atende a cerca 60.000 alunos.

RNP parceira da saúde

O Ministério da Saúde (MS) é um novo parceiro da RNP. Em outubro de 2006 foi assinado um contrato para a execução de projeto-piloto que permitirá a interconexão em redes de pólos do programa Saúde da Família e pontos de prestação de serviços de saúde. Francisco Campos, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, foi convidado para representar o ministério no WRNP.

Durante o painel sobre tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e políticas públicas, Campos avisou que não faltarão recursos para o investimento em TIC na área de saúde. Segundo o secretário, "telessaúde é um projeto de altíssima prioridade para o MS". Ele lembrou que as novas tecnologias promovem a melhora no atendimento à população e a redução de custos. Campos citou exemplos, problemas e soluções no uso da rede para a realização de telediagnósticos e lembrou que o projeto-piloto com a RNP será muito útil para a educação continuada dos médicos de família. O representante do MS lembrou ainda que a telemedicina diminuirá o trânsito de pessoas e reduzirá o número de exames feitos desnecessariamente, oferecendo mais recursos para que os pacientes sejam atendidos em suas próprias regiões e evitando, assim, a superlotação nos hospitais dos grandes centros.

De modo geral, os representantes dos três ministérios foram enfáticos ao ressaltar o papel das redes para a inclusão digital e social. Eles acreditam no potencial da tecnologia para oferecer mais serviços e oportunidades à população e para dar suporte ao ensino e à ciência no Brasil. Frisaram, ainda, a necessidade de interiorização da rede. "É nas barrancas dos rios que nós precisamos levar a rede, para que o cidadão tenha acesso a um diagnóstico médico sem precisar se locomover para os grandes centros", concluiu Avílio Franco, do MCT.

O Workshop RNP faz parte do calendário anual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Este ano, ele contou com o apoio das empresas Embratel, Padtec, Cisco, Extreme Networks, Plant Engenharia, Global Crossing, Inter Quattri, Metrocable, Oi e Omega.

[RNP, 04.06.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

8º Workshop RNP

Site do evento


Notícias relacionadas:

Grupos de trabalho em inovação apresentam resultados no WRNP

Interação entre os GTs é cada vez maior

[RNP, 01.06.2007]

Mais de 200 pessoas compareceram ao 8º Workshop RNP

Redes ópticas da última milha foram o tema central do evento

[RNP, 30.05.2007]

Inaugurada primeira rede óptica metropolitana para a comunidade acadêmica

Metrobel é modelo para outras iniciativas regionais

[RNP, 29.05.2007]