Notícias relacionadas

20 anos de RNP

Nascimento da Internet acadêmica brasileira é comemorado em workshop

[RNP, 11.07.2007]

Redes dão suporte à pesquisa avançada

Cientistas falam sobre e-ciência no 8º WRNP

[RNP, 06.06.2007]

Mais notícias >


Programação pós-WRNP

Após o 8º Workshop RNP, no mesmo local, foram promovidos três outros encontros da RNP: o Workshop VoIP4all, o Workshop Medições e o 3º Encontro Redecomep. Os dois primeiros foram realizados no dia 30 de maio e, o terceiro, no dia 31 de maio.

8º Workshop RNP: as redes ópticas chegam à última milha

Pela primeira vez o Workshop RNP (WRNP) foi realizado na região norte do país, tradicionalmente uma região de comunicações difíceis. Para ilustrar como o desenvolvimento das redes de computadores vem superando barreiras, a oitava edição do evento chegou juntamente com a solução de grande capacidade de banda na última milha para conexão de instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

As redes ópticas, ao longo das últimas três edições do WRNP, percorreram um caminho que passou por painéis sobre redes experimentais, discussões sobre modelos de organização para operação e manutenção de redes próprias e aplicações e usos em pesquisas de diversas áreas científicas. Em 2005, foi inaugurada a rede Ipê, de âmbito nacional. Em 2007, será inaugurada a maioria das 27 redes metropolitanas de alta velocidade criadas na iniciativa Redecomep. A primeira delas é a MetroBel, a rede de Belém (PA), justamente a cidade onde se realiza o evento. No 8º WRNP as redes ópticas entre instituições já são uma realidade no país.

Em outubro de 1987 organizou-se uma reunião com representantes de universidades, de institutos de pesquisa, de órgãos de fomento, do setor de telecomunicações e do governo federal para discutir a implantação de uma rede acadêmica nacional de computadores. Na época, as necessidades da comunidade científica eram correio eletrônico, transferência de arquivos, terminais remotos e acesso a bases de dados. O resultado direto desta discussão foi o lançamento pelo governo federal do então projeto Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em 1989.

Em 2007, 20 anos depois da reunião germinal da rede acadêmica brasileira, muito trabalho foi realizado. A programação do 8º WRNP, que reúne a elite da comunidade de redes no país, inclui as apresentações dos Grupos de Trabalho da RNP, palestras e mesas redondas. Um novo ciclo de desenvolvimento de aplicações de redes se inicia. Em breve, suas melhorias serão notadas em todas as regiões do país.

O WRNP é realizado junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), um dos eventos mais respeitados do Brasil na área de computadores. O WRNP vem se consolidando como referência nacional na apresentação de conteúdos técnicos e discussões sobre tendências em redes avançadas.


Copyright RNP ©2007