RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Mais de 200 pessoas compareceram ao 8º Workshop RNP

Redes ópticas da última milha foram o tema central do evento


O 8º Workshop RNP (WRNP) começou às 9h01 de segunda-feira (28) e terminou às 18h12 de terça-feira (29). Mais de 200 pessoas encheram um dos auditórios do hotel Hilton Belém, onde o evento foi realizado. O tema em destaque este ano foram as redes ópticas regionais, que levarão alto desempenho à última milha.

O workshop começou apresentando projetos de pesquisa em inovação coordenados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e terminou com um painel sobre os 20 anos da reunião que formatou a idéia de criação da RNP, uma rede nacional para a comunidade científica e acadêmica. No meio, um panorama das condições de infra-estrutura de comunicação na Amazônia; palestras sobre e-ciência e os benefícios do uso integrado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para a pesquisa; uma discussão sobre políticas públicas para as TIC; a inauguração da rede óptica metropolitana de Belém, Metrobel; e, claro, um painel sobre as redes metropolitanas de educação e pesquisa, frutos do modelo apontado pela Metrobel.

Painel 20 de RNP.

Uma boa parte da programação do WRNP convergiu para a questão das redes ópticas. A comunidade científica precisa de uma rede de altíssimo desempenho para trafegar quantidades cada vez maiores de dados. Neste sentido, ela aplaudiu a construção da rede Ipê, que elevou a capacidade nos links interestaduais ao patamar de gigabits por segundo (Gbps). Como disse o professor Paulo Aguiar, do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e um dos fundadores da Internet brasileira, "antigamente as redes locais eram mais potentes que a rede nacional, agora é o contrário."

Por isso se coloca o desafio da construção de redes ópticas comunitárias. Até o primeiro semestre de 2008 devem estar inauguradas 27 redes metropolitanas deste tipo em todos os estados brasileiros. Ainda este semestre, entrarão em operação as redes de Manaus, Brasília, Vitória e Florianópolis. Anteontem, 28 de maio, foi inaugurada a rede de Belém, a primeira do grupo. E já se fala na interiorização das redes ópticas. A governadora do Pará, Ana Julia Carepa, prometeu estender a Metrobel a todo o estado, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, se propôs a estender a rede óptica que está em construção em Brasília por mais 120 Km e o prefeito de Vitória, João Carlos Coser, pretende investir R$2 milhões para colocar mais 120 Km de fibra da rede da capital capixaba, a Metrovix. Exemplos semelhantes têm surgido em diversas regiões e o governo federal também está disposto a colaborar no aprimoramento da infra-estrutura de redes em todos os níveis.

Representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e da Saúde, que participaram da sessão de abertura, foram unânimes em dizer que seus órgãos apóiam as iniciativas da RNP, no sentido de promover o desenvolvimento das redes e o uso inovador das mesmas para o progresso da ciência, da tecnologia, da inovação e da educação, a distribuição de serviços de interesse público, e a inserção digital. Segundo eles, os ministros estão afinados com os objetivos da RNP e não devem faltar recursos para as redes acadêmicas no Brasil.

Grupos de trabalho demostram protótipos

Desde 2003, o Workshop RNP serve também para apresentação dos grupos de trabalho em inovação da RNP (Programa GT-RNP). Este ano, foram apresentados resultados dos sete GTs iniciados em outubro de 2006, do projeto de rede do programa Um Computador por Aluno (Ruca) e do projeto-piloto ICP-EDU (infra-estrutura de chaves públicas acadêmica). Estes dois últimos, são subprodutos de grupos conduzidos em anos anteriores.

Valter Roesler, durante a apresentação dos GTs RNP.

Além de ocuparem mais de metade da programação do primeiro dia do WRNP, os GTs e o projeto-piloto ICP-EDU tiveram uma sala para demonstrar seus produtos. Ali foi possível, por exemplo, verificar o funcionamento de uma rede mesh, interagir com a ferramenta de gerência de vídeo do GT-GV, observar o uso de ferramentas de acesso e visualização de dados de medições, conhecer o protótipo de um portal de TV digital e criar uma chave PGP pessoal para uso na ICP-EDU.

Nos próximos dias publicaremos outras notícias com a cobertura completa do 8º Workshop RNP e dos eventos que o seguiram - Workshop VoIP4all, Workshop Medições e 3º Encontro Redecomep. O WRNP é organizado pela RNP anualmente e ocorre dentro da programação do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), mais importante e tradicional simpósio da comunidade de redes do Brasil. Este ano, o WRNP foi patrocinado pelas empresas Embratel, Padtec, Cisco, Extreme Networks, Plant Engenharia, Global Crossing, Inter Quattri, Metrocable, Oi e Omega.

[RNP, 30.05.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

8º Workshop RNP

Site do evento

Grupos de Trabalho

Mais informações sobre o programa GT-RNP


Notícias relacionadas:

Inaugurada primeira rede óptica metropolitana para a comunidade acadêmica

Metrobel é modelo para outras iniciativas regionais

[RNP, 29.05.2007]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa