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Videoconferência é usada no treinamento de professores de matemática

Aulas transmitidas pela RNP chegam a 11 estados


Professores de matemática de 11 estados do Brasil participaram, através de videoconferência, do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) de 27 a 31 de janeiro, no Rio de Janeiro.

O programa do curso é dividido em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do ensino médio. Neste primeiro módulo de 2003 participaram remotamente as universidades estadual de Campinas e federais de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul. Professores da Universidade Federal do Sergipe também acompanharam as aulas "extra-oficialmente". Segundo informações das próprias universidades, o número de participantes remotos foi de aproximadamente 590 professores.

"Estamos promovendo um upgrade do ensino de matemática, integrando as instituições através da videoconferência", disse o diretor do Impa, Jacob Palis. Ele também lembrou que a parceria com a RNP tem sido fundamental para o sucesso do curso. Há pedidos para ampliação das transmissões para Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "O objetivo é espalhar para Norte, Sul, Leste e Oeste", avisou Palis.

Durante a cerimônia de abertura do curso, o diretor de administração da RNP, Wilson Coury, parabenizou o Impa pela iniciativa e disse que "a RNP tem como objetivo apoiar as ações que trazem benefício para a sociedade".

A experiência foi considerada satisfatória em todos os estados participantes. O professor Paulo Cezar Pinto Carvalho, um dos responsáveis pela aplicação do curso no Impa, disse que a transmissão provavelmente não está madura ainda, mas que os resultados já são bastante promissores: "Há a possibilidade de outros eventos, como o Curso de Verão, serem transmitidos via Internet pela RNP", defendeu.

Transmissão da transmissão

No último dia do curso, algumas universidades transmitiram imagens de seus auditórios, numa espécie de transmissão da transmissão. No Impa, essas imagens foram colocadas em um telão. Enquanto transcorriam as aulas, era possível ver os professores em outros estados assistindo à transmissão do curso.

O primeiro a viabilizar a transmissão de volta foi o Ponto de Presença do Ceará (PoP-CE), que exibiu o auditório da Universidade Federal do Ceará. Em seguida, vieram as imagens da Universidade Federal do Paraná, através do PoP-PR. A Universidade Federal da Bahia disponibilizou um compacto de 3 minutos com imagens da sua recepção. O pessoal de Minas Gerais e Piauí prometeu se esforçar para transmitir também suas imagens no próximo módulo do curso.

A RNP e o Impa configuraram duas salas de chat. Uma para que os professores nos vários estados enviassem suas perguntas à mesa no Impa. A outra servia para que os técnicos dos PoPs e das universidades interagissem com os técnicos da RNP e do Impa no sentido de sanar problemas e fornecer feedback da transmissão.

"Ninguém teve problemas"

Pelo que se pôde ver acompanhando o bate-papo no chat dos técnicos, a recepção nos estados foi boa: "Parece que hoje é o dia mais tranqüilo. Ninguém teve problemas com a transmissão", disse Gustavo, do PoP-MG, na sexta-feira, 31 de janeiro.

Vários outros técnicos reforçaram o elogio à transmissão: "Existe alguma explicação razoável para as imagens + áudio estarem totalmente livres de travamento, com recepção impecável?", perguntou Sílvio, de Pernambuco. Roberto Beauclair, do Impa, explicou que a resolução foi baixada de 640x480 pixels para 320x240 pixels. Além disso, o link de saída do Impa foi ampliado em quatro vezes.

O diretor geral da RNP, Nelson Simões, também entrou rapidamente no chat para agradecer o empenho do pessoal nos PoPs, o que garantiu o sucesso do projeto. Simões lembrou que é importante estender a experiência a outros grupos:

— Se for possível estender esta experiência para outros grupos de interesse, principalmente em áreas onde normalmente não temos uma tradição no uso de redes e TIC, estaremos dando uma contribuição importante às instituições de ensino e pesquisa do País.

Tecnologia multicast

A videoconferência ocorreu com o uso da tecnologia multicast, um serviço de rede inovador no qual um único fluxo de dados, proveniente de uma determinada fonte, pode ser enviado simultaneamente para diversos receptores interessados. O serviço oferece vantagens principalmente em aplicações multimídia. Algumas instituições, como UFPI, UFES e Unicamp, receberam a transmissão em modo unicast.

[RNP, 06.02.2003]

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