RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP usou multicast em transmissão de curso do Impa

Palestras para professores de matemática do ensino médio foram acompanhadas em vários estados


De 28 de janeiro a 1º de fevereiro, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (impa) realizou o "Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio". As aulas, que aconteceram no prédio do impa, no Rio de Janeiro, foram transmitidas para vários estados brasileiros via rede da RNP. Os alunos de outras regiões puderam assistir ao curso ao vivo e participaram enviando perguntas através de uma ferramenta de chat.

Para a transmissão do evento, a tecnologia multicast foi usada diretamente sobre o backbone RNP2, sem necessidade de implantação de novos links. Também não foi feita reserva de banda em virtude de uma limitação técnica do roteador que transmitia os dados do impa ao Ponto de Presença da RNP no Rio de Janeiro (PoP-RJ). No entanto, segundo Sidney de Lucena, técnico da RNP que participou da experiência, isto também não deveria ser necessário, uma vez que a tecnologia multicast é uma grande "poupadora de banda". Ele explica que "em multicast, somente um fluxo de informação é mandado sempre que houver coincidência de rotas entre os receptores. Apenas a partir do momento em que ocorrerem bifurcações nestas rotas é que ocorre replicação do tráfego para estas diferentes rotas."

Lucena conta que "a RNP cuidou da infra-estrutura multicast até os PoPs e estes colaboraram estendendo esta infra-estrutura até salas de aula ou auditórios onde as palestras ministradas no impa podiam ser assistidas via telão e som do auditório, por exemplo, ou em máquinas individuais". Participaram da experiência os institutos de matemática da Universidade de Campinas (Unicamp) e das universidades federais do Ceará (UFC), Pernambuco (UFPE), Minas Gerais (UFMG) e Rio Grande do Sul (UFRGS). A dedicação dos técnicos dos PoPs foi fundamental para o sucesso da transmissão.

Problemas e aplausos virtuais

Apesar dos testes realizados na semana anterior ao evento, houve problemas durante a transmissão. Em alguns momentos de pico do uso da rede do impa, som e imagem chegavam a falhar, gerando algumas reclamações. A taxa de transmissão acabou sendo reduzida de 250 Kbps para 150 Kbps, o que não abalou sensivelmente a qualidade de áudio e vídeo, mas diminuiu bastante as falhas. De acordo com Roberto de Beauclair Seixas, pesquisador do impa e um dos organizadores da experiência, mesmo com os problemas, "intrínsecos à transmissão via Internet", "o sucesso e a aceitação por parte das universidades foi completo": os professores adoraram participar da experiência e enviaram seus aplausos virtuais à equipe técnica e aos organizadores do curso. As aulas foram gravadas e disponibilizadas para download no servidor FTP do impa: ftp://200.17.63.184:5001/.

A avaliação dos técnicos envolvidos na transmissão também foi positiva e eles estão ansiosos por repetir a experiência. Foi o que se pôde perceber nos debates que aconteciam, via rede, durante o evento. Através da mesma ferramenta de chat usada pelos professores, os técnicos informavam como estava a recepção e buscavam a solução para eventuais problemas. Em nota enviada ao RNP Notícias, Beauclair avisa que o impa deve continuar a "transmitir os seus eventos, cursos e seminários, com o objetivo de cada vez mais difundir a Matemática em todo o país".

[RNP, 04.02.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Transmissão do Curso de Aperfeiçoamento dos Professores do Ensino Médio

Nota de Roberto de Beauclair Seixas*


Veja também:

Multicast


Outras referências:

Matemática do Ensino Médio

Programa de aperfeiçoamento de professores

[Impa]

Impa - Instituto de Matemática Pura e Aplicada