RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Curso para professores de matemática do ensino médio é transmitido pela RNP

Impa utiliza rede acadêmica para alcançar mais professores


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) repetem, no próximo dia 27 de janeiro, uma parceria muito vantajosa para a educação brasileira: a transmissão, através da Internet acadêmica, do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio.

O curso, realizado pelo Impa desde 1990, é gratuito e já beneficiou milhares de professores de matemática, que puderam interagir com renomados autores da área, tirando dúvidas e praticando exercícios. A transmissão do curso através da rede acadêmica RNP2, operada pela RNP, ocorre desde o ano passado. Esta será a terceira vez em que a parceria se repete, levando esta importante prática de treinamento a várias partes do país.

Programa cobre as três séries do ensino médio

O programa do curso é dividido em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do ensino médio. As atividades, em ambos os módulos, ocorrem durante os recessos escolares. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Ao final da semana de trabalho, cada grupo de professores recebe uma tarefa, envolvendo resolução de problemas e elaboração de materiais didáticos adicionais.

Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no Impa e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas são transmitidas ao vivo, via Internet, utilizando a infra-estrutura da RNP. Os professores participantes podem enviar suas perguntas durante a realização das aulas através de uma ferramenta de chat. As atividades da tarde são conduzidas localmente.

Para janeiro de 2003 está prevista a participação remota das universidades estadual de Campinas e federais de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul.

Impa é referência internacional na área de matemática

O Impa foi fundado em 1952 pelo Conselho Nacional de Pesquisas, atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tinha como objetivos realizar pesquisa matemática de alto nível, formar novos pesquisadores e divulgar os conhecimentos matemáticos por meio de publicações, cursos e reuniões científicas.

Seu prestígio acadêmico consolidou-se a partir de 1957, quando iniciaram-se os Colóquios Brasileiros de Matemática, evento bienal que reúne, hoje, mais de 1200 matemáticos. O intensivo intercâmbio com o estrangeiro e os respeitados cursos de mestrado e doutorado fizeram do Impa um instituto de pesquisa de renome internacional. Atualmente o Impa é considerado o instituto de matemática de maior prestígio na América Latina, tendo sido, inclusive, designado como Centro de Excelência para o Pós-Doutorado, em nível internacional, pela Third World Academy of Sciences (TWAS).

[RNP, 13.01.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Comemoração dos 50 anos do Impa é transmitida pela Internet

RNP usa multicast para transmitir evento

[RNP, 07.06.2002]

RNP usou multicast em transmissão de curso do Impa

Palestras para professores de matemática do ensino médio foram acompanhadas em vários estados

[RNP, 04.02.2002]