RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Capacitação encerra o ano com bons resultados

Curso aberto de administração de sistemas foi a novidade


No final de 2001 o Centro de Capacitação e Treinamento da RNP (CCT) organizou importantes atividades de formação de recursos humanos em tecnologia da informação. Em outubro houve o curso "Configuração e Uso de IPv6 em IOS/Cisco", ministrado em parceria com a Cisco Systems. Em novembro foi a vez do curso de administração de sistemas, pela primeira vez aberto ao público externo. Por fim, em dezembro, foi realizado o tradicional Seminário de Capacitação Interna.

O diferencial do "Curso Básico de Administração de Sistemas" está na sua metodologia inovadora, desenvolvida em parceria com o Instituto Tamis, especializado em atividades de ensino. As aulas são eminentemente práticas, levando em consideração a rotina dos profissionais da área. As sessões são presenciais e utilizam técnicas de estudo dirigido individual e trabalho em equipe, além de apresentações feitas pelo instrutor.

O objetivo do curso é formar administradores de sistemas UNIX com ênfase em redes e serviços Internet. As aulas ocorreram dentro de um laboratório equipado com microcomputadores para todos os alunos. O material teórico distribuído incluía textos para leitura prévia, roteiros de laboratório, bibliografia de referências, glossário de termos técnicos e um manual de procedimentos administrativos.

IPv6 e capacitação interna

Um dos principais papéis do CCT é capacitar os técnicos que operam o backbone RNP2 e redes associadas. Nesta área, o principal evento do calendário do CCT é o Seminário de Capacitação Interna, realizado desde 1995. O seminário é destinado aos profissionais responsáveis pela operação dos pontos de presença do backbone acadêmico e tem como objetivo manter o alto nível técnico de suas equipes. Os temas abordados este ano foram administração de sistemas; QoS; multicasting; e segurança de redes e sistemas.

Outra importante atividade de treinamento interno realizada em 2001 foi o curso prático "Configuração e Uso de IPv6 em IOS/Cisco". O protocolo IPv6 é cada vez mais usado em redes experimentais, sendo, inclusive, alvo de um dos projetos de pesquisa da RNP. No entanto, é preciso treinar os responsáveis pela configuração dos equipamentos de rede para que o novo protocolo possa entrar em operação com sucesso. Este foi o objetivo do curso, que contou com instrutores da Cisco Systems. O treinamento era direcionado aos técnicos da RNP, dos pontos de presença do backbone RNP2 e de instituições parceiras, como CPqD, LARC/USP, Embratel, Telemar e Impsat. Houve 36 inscritos.

Mais de 200 pessoas participaram do III Workshop RNP2

Em maio, a RNP organizou o III Workshop RNP2 (III WRNP2). O evento aconteceu em Florianópolis e reuniu cerca de 230 pesquisadores. O Workshop RNP2 é dedicado a aplicações avançadas e redes acadêmicas de alto desempenho. O público alvo é composto pela elite da comunidade de redes no país, representantes de entidades governamentais, executivos de empresas de telecomunicações, fornecedores de equipamentos e serviços para redes de alto desempenho, e representantes das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs).

O III WRNP2 teve três trilhas técnicas: engenharia de redes, middleware e aplicação avançada. Algumas palestras foram transmitidas em tempo real através do backbone RNP2 usando tecnologias unicast e multicast. O workshop foi palco também de algumas experiências importantes este ano, como a transmissão de TV via rede entre Natal e Florianópolis e a videoconferência entre a capital catarinense e Brasília, o que possibilitou a realização de um dueto musical a distância e a participação remota do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Américo Pacheco, no evento.

Além dos cursos e seminários promovidos pelo CCT, o staff da RNP participa de eventos externos, adquirindo e transmitindo conhecimentos.

[RNP, 21.12.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP oferece curso sobre administração de sistemas

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela Internet

[RNP, 08.10.2001]

RNP apresentou trabalho em seminário sobre acessibilidade

Evento discutiu acesso de deficientes à sociedade da informação

[RNP, 28.09.2001]

III Workshop RNP2 transmitiu parte da programação pela Internet

Evento em Florianópolis reuniu mais de 200 pesquisadores

[RNP, 08.06.2001]

III WRNP2 mostra tecnologia nacional em aplicações avançadas

DynaVideo pode ser usado para acesso ao acervo das TVs públicas brasileiras

[RNP, 08.06.2001]

PoP-PR abre novas turmas para curso de administração de redes e suporte Internet

Próxima turma começa em 18 de junho

[RNP, 05.06.2001]

RNP participou de oficina para inclusão digital

Relatório final está disponível para consulta pública

[RNP, 25.05.2001]

Transmissão de vídeo digital em rede é tema de destaque no III Workshop RNP2

Abertura oficial do 19º SBRC será transmitida pela Internet

[RNP, 22.05.2001]

Gerência de redes é tema de curso a distância na ReMAV de Porto Alegre

Inscrições vão até 25 de maio

[RNP, 03.05.2001]

13ª reunião do GT-ER é transmitida pela Internet

Técnicos da RNP participam do encontro

[RNP, 29.11.2001]