RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP apresentou trabalho em seminário sobre acessibilidade

Evento discutiu acesso de deficientes à sociedade da informação


A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) promoveu, nos dias 28 e 29 de agosto, o I Seminário Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (ATIID). O objetivo era discutir meios de se garantir o amplo acesso da população e, em especial, dos portadores de deficiência às tecnologias da informação. A programação dividiu-se em dois eixos temáticos: "Universidade" e "Soluções Projetuais, Práticas e Experiências Bem Sucedidas".

A RNP participou do segundo grupo com o trabalho "O Conceito de Desenho Universal e o Modelo de Avaliação de Websites da RNP", defendido pelo designer Clorisval Pereira Junior, técnico do Centro de Informações da RNP (CI). Este trabalho, elaborado por Pereira Júnior e Rodolfo Capeto, também do CI, aponta a necessidade de se considerar aspectos de acessilidade e usabilidade em projetos de websites. Esteve presente no evento ainda a diretora geral de Informações da RNP, Marta Leal.

O envolvimento da RNP com a questão da acessibilidade não é nova. Em maio deste ano, Pereira Júnior participou da Oficina para a Inclusão Digital, organizada pelo Comitê Executivo do Governo Eletrônico e em outubro de 2000, junto com Rodolfo Capeto, apresentou o artigo "Indicadores de Avaliação de Websites" no IHC 2000, III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Em 1999, a RNP colaborou na implantação do website da Rede Saci - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação - desenvolvendo um conjunto de diretrizes para edição das páginas web em conformidade com as recomendações da Web Accessibility Initiative (WAI). A WAI é uma iniciativa do World Wide Web Consortium (W3C) com o objetivo de promover a facilidade do uso da Web para pessoas com deficiência.

[RNP, 28.09.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Seminário sobre acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência e excluídos quer diminuir hiato digital

Submissão de trabalhos vai até 15 de julho

[RNP, 11.07.2001]

RNP participou de oficina para inclusão digital

Relatório final está disponível para consulta pública

[RNP, 25.05.2001]

Família VOX integra o deficiente visual ao mundo através da Internet

A coordenadora administrativa da Rede SACI no NCE, Maria Ireneda Fonseca e Sá, fala sobre o sistema DOSVOX

[RNP, 24.03.2000]

"Diferencial da Rede SACI é a sua atuação como provedora de conteúdo"

Entrevista com a coordenadora da Rede Saci, Cristina Guarnieri

[RNP, 28.02.2000]

Rede SACI inaugura website em novembro

RNP colabora com projeto de rede de apoio a portadores de deficiência

[RNP, 08.11.1999]