RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Conexão à Internet2 foi o acontecimento do ano

CNPq financia aplicações para redes avançadas


2001 foi um ano de importantes realizações para a RNP. Significou, antes de mais nada, a consolidação do backbone RNP2, com novas conexões nacionais e internacionais, acesso à rede norte-americana Internet2 e investimento em projetos e experimentos que se beneficiem da infra-estrutura implantada ou acrescentem vantagens para o funcionamento da rede. Significou também o fortalecimento da confiança do governo e da sociedade no trabalho desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

O backbone, que havia sido estruturado em 2000, sofreu atualizações constantes ao longo do ano, acompanhando o crescimento da demanda de forma a atender sempre às necessidades dos usuários da rede RNP2. Ao todo, 17 Pontos de Presença da RNP tiveram a capacidade de tráfego de seus enlaces ampliada. A capacidade de trânsito internacional de dados também aumentou de oito para 200 Mbps. Em fevereiro, as quatro linhas de 2 Mbps que ligavam o backbone da RNP aos Estados Unidos foram substituídas por uma linha de 155 Mbps. Em agosto, mais uma conexão, de 45 Mbps, foi estabelecida com os Estados Unidos através do Projeto Americas Path Network (AMPATH).

Os novos links internacionais possibilitaram o acesso da RNP à rede norte-americana Internet2. Em 29 de agosto de 2001 foi feita a ligação que permitiria a troca de dados entre RNP2 e Internet2. Esta conexão foi feita através do acesso da Florida International University, dentro do projeto AMPATH.

A troca de dados com redes comerciais também foi ampliada. Em junho a RNP inaugurou sua participação no Ponto de Troca de Tráfego da OptiGlobe em São Paulo, o OptIX-LA (OptiGlobe Internet eXchange - Latin American).

Para coroar o ano, a RNP foi agraciada com elogios no Relatório Tundisi, preparado por uma comissão criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de avaliar e traçar estratégias para os institutos de pesquisa vinculados a este ministério. A RNP, embora não fosse alvo deste estudo originalmente, foi lembrada pela comissão como sendo de grande relevância para o país. O grupo liderado pelo Dr. José Galízia Tundisi recomendou ao MCT que concluísse, em curto prazo, o processo de qualificação da RNP como Organização Social, o que permitiria "uma gestão eficaz dos projetos de pesquisa tecnológica em desenvolvimento através dessa Rede [RNP2]". O Relatório Tundisi foi divulgado em setembro durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

CNPq, RNP e SocInfo lançam editais para redes avançadas e conteúdos digitais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, em outubro, dois editais com o objetivo de financiar projetos na área de redes Internet. Um deles, "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas", conta com o apoio da RNP. O outro, "Tecnologias para o Desenvolvimento e Pesquisa em Conteúdos Digitais", teve a parceria do Programa Sociedade da Informação (SocInfo).

Dos 387 projetos submetidos ao edital de conteúdos digitais, 45 foram selecionados. Na área de aplicações para redes avançadas foram selecionadas oito das 39 propostas apresentadas. Em relação a este último, a RNP oferecerá conectividade através do backbone RNP2 e das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs) e também dará suporte em qualidade de serviço (QoS) e outros projetos piloto.

A própria RNP teve dois projetos seus aprovados no edital de conteúdos digitais: "Biblioteca Acessível" e "ORÉ - Organizar, Refletir e Evoluir". O primeiro é uma parceria com a Biblioteca Nacional para a disponibilização de parte do acervo da biblioteca para deficientes visuais. O segundo é coordenado por um grupo da PUC do Rio de Janeiro e tem como objetivo desenvolver uma aplicação de groupware para a Associação Saúde Criança Renascer.

[RNP, 21.12.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP2: conexões com mais três PoPs foram atualizadas

[RNP, 05.11.2001]

Comissão recomenda que MCT transforme a RNP em Organização Social

Relatório Tundisi destaca importância da RNP para o país

[RNP, 26.10.2001]

CNPq, RNP e SocInfo fazem chamada de projetos em aplicações para redes avançadas

Edital prevê investimentos da ordem de R$ 3 milhões

[RNP, 25.10.2001]

RNP2 está conectado à Internet2

Enlace de 45 Mbps possibilita realização de pesquisas com outras redes acadêmicas do mundo

[RNP, 29.08.2001]

RNP participa de ponto de troca de tráfego da OptiGlobe

Recomendações do Comitê Gestor foram cumpridas

[RNP, 06.07.2001]

PoP-RN lança mirror do Linux Documentation Project

Iniciativa só foi possível com as novas conexões da RNP

[RNP, 05.04.2001]

RNP inaugurou link internacional de 155 Mbps

Novo enlace possibilitará acesso à Internet2

[RNP, 19.02.2001]

Biblioteca Virtual da Capes facilita pesquisa em periódicos científicos

Novo link internacional da RNP agiliza acesso a publicações estrangeiras

[RNP, 19.02.2001]