RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

PoP-RN lança mirror do Linux Documentation Project

Iniciativa só foi possível com as novas conexões da RNP


O Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Norte (PoP-RN) abriga, desde 8 de março, um novo mirror oficial do Linux Documentation Project (LDP). Segundo o coordenador técnico do PoP-RN, Paulo Motta, a implementação deste serviço só foi possível a partir do aumento na capacidade dos enlaces do backbone RNP2.

— A relevância do mirror está na divulgação, através de mais esta fonte, da filosofia Linux/Free Software, e na possibilidade de acesso a uma vasta documentação sobre redes — explica Motta. Ele lembra ainda que este é o primeiro mirror LDP implementado em um PoP da RNP e representa uma alternativa para as regiões norte e nordeste. Há outros cinco mirrors oficiais instalados no Brasil, mas "todos situados da Bahia para baixo", diz o coordenador técnico do PoP-RN.

Até meados de 2000, o tráfego do PoP-RN era feito através de uma conexão dedicada de 384 Kbps com o PoP de Pernambuco. O RNP2 aumentou o enlace para 4 Mbps, ainda no ano passado. Mas, com a implantação do link internacional de 155 Mbps, em fevereiro de 2001, a configuração voltou a ficar deficitária, como explica o coordenador administrativo do PoP-RN, Sérgio Fialho:

— Logo que a saída internacional foi ampliada, verificamos imediatamente a saturação do link Pernambuco-Rio e, conseqüentemente, pouca melhora na velocidade de acesso aqui no Rio Grande do Norte — disse Fialho.

Em março deste ano, uma nova atualização foi feita, com ativação de dois links de 3 Mbps entre o PoP-RN e os PoPs Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. A linha com o PoP-PE foi cancelada. Agora, os pesquisadores do Rio Grande do Norte estão podendo contar com uma folga de tráfego como nunca tinham visto.

O mirror do LDP no PoP-RN fica em:
http://ldp.pop-rn.rnp.br/

(La)TeX também no PoP-RN

Em 11 de março, o PoP-RN passou a ser também um espelho da página do Grupo de Usuários Brasileiros do (La)TeX — TeX-BR. O sistema (La)TeX é bastante utilizado no meio acadêmico para geração de documentos (ensaios, teses, relatórios).

— A qualidade dos trabalhos gerados, o fato de ser gratuito e a independência de plataforma são seus pontos fortes. Na página, o interessado encontrará farta documentação e material para tornar seu ambiente (La)TeX mais produtivo. — diz Paulo Motta.

O mirror do TeX-BR está em:
http://www.pop-rn.rnp.br/tex-br/

[RNP, 05.04.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Conexões virtuais do RNP2 são atualizadas

Backbone acompanha crescimento da demanda

[RNP, 11.03.2001]