RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP inaugurou link internacional de 155 Mbps

Novo enlace possibilitará acesso à Internet2


A RNP implantou, na última sexta-feira, 16 de fevereiro, uma nova conexão internacional de 155 Mbps. O novo link, que liga Rio de Janeiro a Nova Iorque, servirá tanto para tráfego Internet normal como para tráfego de aplicações Internet2. Este novo enlace vem substituir os quatro links de 2 Mbps usados anteriormente.

O acesso local no PoP-RJ foi instalado no início do ano. A previsão de ativação do enlace era para 31 de janeiro, quando a RNP colocou em funcionamento um roteador Cisco 12000 com interface POS 155 devidamente configurada. No entanto, a Embratel encontrou falhas durante os testes e adiou a ativação.

Durante o período inicial, o novo canal será destinado apenas ao tráfego para Internet global. Para concluir o acesso à rede Internet2 dos Estados Unidos há somente duas pendências: a formalização de um Acordo de Uso Aceitável (AUP) e a implantação de um enlace entre Nova Iorque e o STAR TAP de Chicago.

O AUP determina as políticas de acesso em uma rede Internet. A RNP está elaborando este documento para apresentação à University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID), instituição mantenedora da Internet2. O STAR TAP - Science, Technology, And Research Transit Access Point - é o ponto de convergência criado pela National Science Foundation para facilitar a interconexão entre as redes avançadas internacionais. O enlace com o STAR TAP já foi contratado à empresa Cable and Wireless.

Conexão entre RNP2 e Internet2 é a última etapa da atual fase do projeto de rede acadêmica brasileira de alto desempenho

O projeto RNP2, de implantação da rede acadêmica brasileira de alto desempenho, começou em 1997. A falta de uma infra-estrutura de longa distância baseada em fibra óptica fez com que a RNP e o ProTeM-CC - Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação lançassem o projeto de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs). Em maio de 2000, como a malha de fibra óptica já havia se expandido, iniciou-se a implantação do backbone RNP2. A rede montada utiliza as tecnologias ATM (Asynchronous Transfer Mode) para os trechos de maior tráfego e FR (Frame Relay) para interligar os PoPs com menor tráfego de dados. A capacidade do novo backbone é de até 155 Mbps. A conexão ao backbone da rede Internet2 norte-americana é a última etapa da atual fase do projeto RNP2.

A parceria entre os projetos RNP2 e Internet2 já está acertada desde março de 2000, quando foi assinado o Memorandum of Understanding entre a RNP e a UCAID. Além do link de 155 Mbps fornecido pela Embratel, um enlace de 45 Mbps entre Rio de Janeiro e Flórida vai ser oferecido gratuitamente por três anos pela Global Crossing no âmbito do projeto Americas Path (AmPath). Com acesso direto ao Abilene, principal backbone da rede Internet2, ele será usado apenas para interconexão e colaboração entre redes acadêmicas no desenvolvimento de novas aplicações.

É possível que se estabeleça ainda uma terceira conexão internacional direta à Europa em 2001, dentro da cooperação Brasil-Alemanha em Ciência e Tecnologia, o que permitirá a interconexão entre o RNP2 e o backbone pan-europeu, GEANT.

[RNP, 19.02.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Global Crossing inaugura operação de cabo submarino de fibra óptica no Rio de Janeiro

RNP vai ganhar enlace internacional gratuito para conexão ao Internet2

[RNP, 08.12.2000]

RNP e Embratel estabelecem terceiro ponto de troca de tráfego

Configuração atual atende recomendação do Comitê Gestor

[RNP, 25.09.2000]

Etapa nacional do RNP2 estará concluída em setembro

PoPs já começam a avaliar o desempenho do novo backbone

[RNP, 04.09.2000]

Lançado novo backbone de alta tecnologia

RNP2 permitirá conexões de até 155 Mbps

[RNP, 30.05.2000]