RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede SACI inaugura website em novembro

RNP colabora com projeto de rede de apoio a portadores de deficiência


Entra no ar, no mês de novembro, o website da Rede Saci - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação, criada em agosto deste ano através de parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a ong Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, especializada em projetos na área das deficiências e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A RNP participa do projeto colaborando na implementação do website. A Rede SACI conta, hoje, com apoio da Fundação Telefônica, da Fundação Vitae e da Agência Estado.

O website da Rede Saci está sendo desenvolvido em conjunto pelas equipes da RNP, da USP e do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (NCE/UFRJ). O planejamento de informações e administração do website ficará sob responsabilidade do CECAE/USP. A identidade visual da Rede SACI foi desenvolvida pela equipe de design do NCE/UFRJ, onde também está sendo desenvolvido o Kit SACI, um conjunto de aplicativos que irá auxiliar o acesso dos deficientes à rede. A equipe da RNP está desenvolvendo um conjunto de diretrizes para edição de páginas web em conformidade com as recomendções da Web Accessibility Initiative (WAI), um grupo de interesse do W3C cuja missão é promover a facilidade do uso da Web para pessoas com deficiência.

O grupo de interesse em acessibilidade do W3C trabalha em conjunto com a comunidade de desenvolvedores de projetos Web, levando em consideração diversos tipos de deficiência dos usuários e desenvolvendo diretrizes, instrumentos e tecnologias para documentos Web mais acessíveis em diversos contextos. As diretrizes do W3C consideram, dentre outras, situações em que o usuário pode não ser capaz de ver, ouvir, se mover; ter dificuldade de ler ou compreender texto; não ser capaz de operar mouse ou teclado. As páginas construídas sob as recomendações do W3C podem ser apresentadas tanto para usuários com computadores comuns quanto para outros que estejam interagindo a partir de um sintetizador de voz, de um mostrador em braille ou sem um monitor de vídeo.

[RNP, 08.11.1999]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Rede Saci

Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação