RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

"Diferencial da Rede SACI é a sua atuação como provedora de conteúdo"

Entrevista com a coordenadora da Rede Saci, Cristina Guarnieri


"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira. Mas já tantos sonhos se realizaram, que não temos direito de duvidar de nenhum." A equipe da Rede SACI recebe o visitante com esta frase de Monteiro Lobato em seu portal na Web. É a síntese de um trabalho que teve início em agosto de 1999. Para se ter uma idéia da propriedade da citação, um dos objetivos da equipe envolvida no projeto é permitir que deficientes, inclusive visuais, naveguem num Web site e utilizem a rede sem dificuldades, como se prescindissem da visão. Soa como loucura quando lembramos que na Web prevalece a publicação de informações textuais, ainda que haja suporte a informações multimídia. Um outro plano é criar centros que ofereçam, dentre outros serviços, toda a infra-estrutura de acesso à Internet adaptada às necessidades dos deficientes para o uso de quem não tenha condições de se equipar adequadamente. Em um país marcado pela carência de investimentos nos setores social e de saúde, e de indiscutível falta de cultura de respeito aos direitos do cidadão portador de alguma deficiência, a intenção parece um sonho. Pois estas são duas idéias que nenhum dos integrantes das várias instituições que se uniram em torno do projeto ousou duvidar. Eles simplesmente estão colocando-as em prática.

Além destes, o projeto tem outros objetivos e serviços. A coordenadora da Rede SACI, Cristina Guarnieri, explica o que é a Rede SACI e dá uma idéia da dimensão da importância desta iniciativa em entrevista exclusiva concedida por e-mail no início de fevereiro.

O que é a Rede SACI?

Cristina Guarnieri: A Rede SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação é uma rede de abrangência nacional que tem como proposta a comunicação e a disseminação de informações na área da Deficiência. Iniciamos nossas atividades em agosto de 1999; em novembro, colocamos o site no ar, em sistema de teste. Em dezembro, inauguramos oficialmente a Rede. A SACI foi concebida e está sendo desenvolvida através da parceria da Universidade de São Paulo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Rede Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia e a organização não governamental Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas. Para sua implantação estamos com o patrocínio da Fundação Telefônica e da Fundação Vitae - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. Contamos ainda com apoio de várias instituições como Agência Estado, Abranet e outras.

Qual é a estimativa de brasileiros portadores de deficiência ? Um serviço de informações para deficientes é útil apenas para a população portadora de deficiência ou é importante também para seus familiares?

Cristina Guarnieri: Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), países em desenvolvimento, em tempos de paz, apresentam um percentual de portadores de deficiência entre 10 a 15% de sua população. Assim, no Brasil, podemos estimar que entre 16 a 24 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. A estas pessoas, diretamente afetadas, somam-se familiares, amigos e profissionais. Podemos, então, concluir que a temática da Deficiência interessa e envolve aproximadamente 1/3 da população total.

Navegando no portal da Rede SACI, podemos verificar o surgimento, nos últimos dez anos, de outros quatro projetos nacionais (REINTEGRA - Rede de Informações Integradas sobre Deficiências - 1990; DOSVOX - 1993; RENDE - Rede Nacional de Comunicação entre Portadores de Deficiência - 1994/96; Inter-Vox -1997) com um objetivo comum: atender, de forma adequada, às necessidades específicas dos deficientes. De que forma a Rede SACI se propõe a contribuir para isso?

Cristina Guarnieri: Acreditamos que a Rede SACI potencializa a ação de todos estes projetos e instituições, já que estamos trabalhando de forma orquestrada, respeitando a vocação e a especialidade de cada uma delas. Além disso, podemos dizer que o diferencial da Rede SACI é a sua atuação como provedora de conteúdo, disseminando informações tratadas, confiáveis e atualizadas a quem delas necessita. Não se trata apenas de viabilizar ou ampliar o acesso do portador de deficiência à Internet, através de ferramentas especializadas, o que sem dúvida é importantíssimo, mas também possibilitar a disseminação e o compartilhamento de conteúdo específico. E a SACI é o "casamento" entre essas iniciativas anteriores, que permite tudo isso, de forma mais ampla e harmônica.

O projeto se limita à disponibilização de informações e ambiente de interação no Web site?

Cristina Guarnieri: Não. A Rede funciona através de seu "braço" informatizado (o site) e de uma extensão não eletrônica, que utiliza os meios convencionais para fazer chegar a informação até o usuário que não possui, ou não tem acesso a um computador. Além disso, a SACI terá CICs - Centros de Informação e Convivência, que vão funcionar como cyber cafes, possibilitando o acesso a computadores e o acompanhamento de monitores especializados. Para estes centros estamos prevendo, além de cursos de capacitação de usuários, atividades culturais e de lazer, por isso se chamam centros de convivência. Isso possibilitará que a rede tenha vida além da Internet, propiciando encontros presenciais entre usuários, pois chega um momento em que é importantíssimo o contato mais próximo entre eles.

Os projetos acima, incluindo a Rede SACI, são todos voltados para atender às necessidades dos deficientes ou algum deles se preocupa em estimular um aumento no grau de consciência da sociedade em relação aos direitos do deficiente?

Cristina Guarnieri: Todos eles, quando colocados em prática, passaram a contribuir para um aumento no grau de consciência da sociedade em relação aos direitos do portador de deficiência, mesmo que alguns deles, em sua concepção, não tivessem isso como objetivo. A Rede SACI foi pensada como um canal para facilitar a vida cotidiana do deficiente, propiciando-lhe maior autonomia e o pleno exercício da cidadania, em igualdade de condições e utilizando meios e recursos disponíveis. Isso porque acreditamos no poder da informação para combater preconceitos e discriminação, para promover a inclusão social e no direito à informação como um dos Direitos da Pessoa.

O que dificulta mais a vida do deficiente, a falta de respeito da sociedade em relação aos seus direitos ou a própria dificuldade decorrente de sua condição especial?

Cristina Guarnieri: Acredito que as duas coisas. Elas estão intrinsicamente relacionadas. Obviamente uma pessoa portadora de deficiência terá problemas "menores" em sociedades informadas sobre a questão, que lhes propiciem condições de vida digna. Num país como o Brasil, em que esta questão ainda é vista por muitos como algo a ser "escondido" ou tratado de forma paternalista, a discriminação e o preconceito só complicam ainda mais vida do deficiente.

O Web site da Rede Saci está no ar desde novembro. Tem havido resposta do público aos serviços do site, como tem sido ?

Cristina Guarnieri: Quando o site foi ao ar tínhamos cerca de 100 usuários que já participavam de uma lista de discussão, aberta logo que implantamos a rede, em agosto passado. Hoje temos mais de 400 usuários cadastrados, distribuídos em 15 Estados e 80 cidades brasileiras. 40% deles são profissionais, cerca de 35% são portadores de deficiência e o restante são familiares, estudantes e interessados em geral. As seções mais procuradas até o momento são: as listas de discussão, as bases de dados e o kit SACI, que é um conjunto de programas composto pelo kit Minivox, pelos programas básicos de acesso à Internet para deficientes visuais, impressor braille e alguns jogos.

Quais serviços já estão em funcionamento?

Cristina Guarnieri: O site, e dentro do site as seguintes seções: fórum (com duas listas de discussão - de usuários e uma outra que é o embrião do mural eletrônico, onde divulgamos eventos, cursos, lançamentos de equipamentos, softwares, etc.); a base de dados bibliográfica, com pesquisa simples e completa; links com outras instituições que atuam na área da Deficiência; referências, recomendações e protocolos internacionais, critérios de acessibilidade virtual e o kit SACI, com respectivo help desk fornecido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, que é o suporte técnico da SACI. Além do site, temos também um serviço de atendimento individualizado, que funciona através de cartas e e-mail. Esse serviço é desempenhado pela Reintegra, que é o provedor de conteúdo da nossa rede.

Qual é o equipamento mínimo necessário para um deficiente acessar o site da Rede Saci?

Cristina Guarnieri: Um computador adaptado à deficiência específica. No caso de um deficiente visual, por exemplo, é necessário que esse equipamento tenha uma placa de som. Para acessar a Internet utiliza-se os mecanismos comuns existentes.

No caso de um deficiente visual, por exemplo, é possível acessar o site da Rede SACI?

Cristina Guarnieri: Sim, perfeitamente, já que o nosso site foi construído de acordo com os critérios de acessibilidade virtual do W3C (World Wide Web Consortium) que atende não só usuários com deficiência mas promove um alto nível de usabilidade em documentos na Web a partir do desenvolvimento de tecnologias, diretrizes, instrumentos, educação e pesquisa. Logo no lançamento do nosso site recebemos inúmeros depoimentos de portadores de deficiência visual que nos parabenizavam pois no site da SACI eles tinham condições de navegar. Um site acessível, como é o da SACI, acoplado a ferramentas para navegação, como o WebVox disponível no Kit SACI, possibilita a um deficiente visual, por exemplo, a autonomia necessária para a utilização do computador e o acesso à Internet.

Existe alguma novidade programada?

Cristina Guarnieri: A mais recente foi a inauguração do CIC do Rio de Janeiro, no Instituto Benjamin Constant, na Urca, no dia 10 de fevereiro. E ainda neste semestre, estaremos inaugurando o CIC de São Paulo, na Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas, na Vila Mariana.

Além disso, as próximas seções do site que irão para o ar são:

  • repórter SACI - que fará uma análise sobre a acessibilidade física de locais públicos como restaurantes, teatros, cinemas, bares, etc., de uma forma bem humorada. Inicialmente estaremos visitando logradouros de São Paulo, mas aceitamos voluntários que queiram estar replicando esta iniciativa em outras cidades; e
  • mural eletrônico, que será inaugurado com um banco de talentos, onde nossos usuários poderão disponibilizar na rede uma espécie de "currículo profissional". Em seguida, estaremos inaugurando um banco de oportunidades, com classificados de emprego e geral.

Para contatar a Rede SACI, basta enviar mensagem para ou telefonar para (11) 818-4370 ou (11) 818-4155. O endereço do nosso site é http://www.saci.org.br/. Visitem-nos e mandem críticas e sugestões. Isso contribuirá para o aprimoramento de nossos serviços.

Cristina Guarnieri
Coordenadora da Rede SACI

[RNP, 28.02.2000]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Saci