RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Backbone ganha novo upgrade

Atualização dos VPs garante eficiência da rede


Um mês após ter atualizado alguns enlaces em seu backbone, a RNP volta a mexer na configuração do RNP2. Desde que foi instalada a nova linha internacional de 155 Mbps, em fevereiro, a demanda cresceu em todos os pontos de presença (PoPs). Os técnicos do Centro de Engenharia e Operações da RNP estão fazendo o acompanhamento do tráfego na rede para decidir quais alterações devem ser implantadas.

Na primeira leva de atualizações foram criadas cinco novas conexões virtuais (VPs) e atualizadas outras seis, atingindo 11 PoPs. Agora, seis PoPs foram beneficiados com sete VPs alterados.

A RNP ficou algum tempo impossibilitada de melhorar a performance de sua estrutura de rede, mas, a partir de maio de 2000, com o início da implantação do RNP2, a realidade do backbone acadêmico brasileiro passou a ser outra. Toda a infra-estrutura foi modificada para a entrada de uma nova tecnologia. As conexões passaram a ser feitas em cima de fibra óptica e satélites, com linhas virtuais que podem ser reconfiguradas facilmente quando surge a necessidade.

O resultado percebe-se nos PoPs. As queixas em relação à morosidade da rede foram trocadas por elogios à nova infra-estrutura. Os pesquisadores já estão conseguindo trabalhar melhor e aguardam ansiosos a conexão ao projeto norte-americano Internet2, prevista para este mês. Em breve, a RNP estará recadastrando as instituições conectadas ao seu backbone, enquadrando-as de acordo com uma política de uso e garantindo um melhor serviço para as instituições de ensino e pesquisa.

[RNP, 06.04.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Conexões virtuais do RNP2 são atualizadas

Backbone acompanha crescimento da demanda

[RNP, 11.03.2001]

RNP inaugurou link internacional de 155 Mbps

Novo enlace possibilitará acesso à Internet2

[RNP, 19.02.2001]