RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP promoveu eventos nacionais e internacionais ligados à capacitação profissional

Evento realizado no Rio de Janeiro iniciou debate sobre formação de recursos humanos em TI


Na área de capacitação de recursos humanos e apoio à educação, alguns eventos foram marcantes no ano de 2000.

A Universidade Virtual Pública do Brasil (UNIREDE), consórcio de universidades públicas constituído por 33 instituições em janeiro, usará o RNP2 como infra-estrutura de conexão entre as instituições para viabilizar o uso de aplicações que utilizam a tecnologia de redes Internet como plataforma para o ensino a distância. O objetivo da UNIREDE é oferecer um conjunto de aplicações estratégicas especialmente voltadas para um Programa de Recuperação do Ensino Superior Público, disseminando educação assistida por meios interativos através da Internet, videoconferência e outras mídias educacionais.

RNP dá curso em Moçambique

Em março, a RNP, a Unesco e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) promoveram um curso de segurança de redes em Maputo, Moçambique. O curso foi idealizado para ser oferecido a representantes de Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), como parte de uma ação de estímulo à cooperação internacional entre países de língua portuguesa membros da Unesco.

Os técnicos da RNP enfrentaram as chuvas que praticamente inundaram o país em fevereiro para formar um grupo de agentes multiplicadores do curso de administração de redes Internet. Cerca de 20 alunos - todos de Moçambique, exceto um timorense residente neste país - receberam 22 horas de treinamento entre os dias 14 e 17 de março. A turma era formada por técnicos, alunos e funcionários da administração da UEM e assistiu a um programa que cobriu tópicos básicos sobre redes, protocolos de comunicação, sistema operacional Unix e aspectos de segurança de redes.

"A receptividade foi ótima, todos apresentavam muita dedicação e disposição para aprender", revelou Renata Cicilini, do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, no retorno ao Brasil.

Evento discute estratégias para formação profissional em Tecnologias da Informação

Um evento de escopo regional, cuja finalidade era a criação de estratégias dedicadas à capacitação profissional, foi promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela RNP no início de setembro, nas instalações do IMPA. O workshop Formação de Recursos Humanos em Tecnologias da Informação para o Estado do Rio de Janeiro reuniu diversos profissionais, técnicos e pesquisadores, organizados em Grupos Temáticos. O resultado de seus trabalhos está disponível no site do evento, criado pela equipe da RNP. A consolidação dos debates vai ser transformada em livro, a ser lançado em 2001, com os relatórios de cada GT e apontando pontos de convergência e de divergência entre os grupos.

Administração de Sistemas para iniciantes

Em outubro, a RNP ofereceu dois cursos de administração e operação de redes TCP-IP para os técnicos iniciantes dos PoPs das regiões norte e nordeste. Os cursos, com 40 horas de duração, procuraram refletir as necessidades reais e os diversos níveis de atuação do administrador de redes, com atividades práticas e uso de ferramentas de apoio gerenciais e administrativas.

Capacitação Interna atualiza técnicos que operam o RNP2

O Seminário de Capacitação Interna foi o último grande evento do ano. A sexta edição do evento mais importante da agenda de treinamento da RNP foi realizada entre 11 e 15 de dezembro, em Campinas. Ele é oferecido exclusivamente aos profissionais que operam o backbone acadêmico e tem como objetivo manter o alto nível técnico do pessoal dos Pontos de Presença (PoPs). Este ano, 80 técnicos assistiram a um programa dividido em duas áreas: operação e segurança de redes.

VI Seminário de Capacitação Interna

foto: Celso R. Capovilla

[RNP, 22.12.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Universidade Virtual Pública do Brasil é apresentada em Brasília

Coordenador da RNP participa do lançamento da Unirede

[RNP, 01.02.2000]

Unesco, RNP e Universidade de Moçambique dão curso de segurança de redes em Maputo

Curso pretende promover aproximação entre países de língua portuguesa

[RNP, 29.03.2000]

Workshop discute formação de recursos humanos em Tecnologias da Informação

[RNP, 18.08.2000]

Workshop sobre Recursos Humanos em TI chega ao fim apontando para novos desafios

Discussões vão gerar documento para ser entregue à Faperj

[RNP, 06.09.2000]

VI Seminário de Capacitação começa segunda-feira

Retrospectiva do ano mostra bons resultados

[RNP, 07.12.2000]