RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Workshop discute formação de recursos humanos em Tecnologias da Informação


Pensando na necessidade de suprir o mercado com profissionais especializados na área de Tecnologias da Informação (TI), a FAPERJ, a RNP e o IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada -, estão promovendo o workshop Formação de Recursos Humanos em TI para o Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 4 e 6 de setembro, no IMPA, Rio de Janeiro.

O governo declarou, no Seminário Regional sobre Comércio Eletrônico e Propriedade Intelectual para Países da América Latina, que a chamada "nova economia" é responsável, hoje, por 11% do PIB brasileiro. Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Ivan Moura Campos, o setor de telecomunicações gera, sozinho, um movimento da ordem de US$ 45,8 bilhões. Até 2003, a área de comércio eletrônico deverá movimentar US$ 2,7 bilhões no Brasil, de acordo com o IDC. A necessidade de se preparar pessoal para lidar com este mercado tornou-se evidente para todas as nações.

O workshop realizado pela RNP e pelo IMPA pretende mapear a demanda por profissionais em tecnologias da informação no Rio de Janeiro e elaborar estratégias de formação desta nova mão-de-obra a curto prazo. O evento deverá diagnosticar a situação da formação de recursos humanos em Tecnologia da Informação, identificando as áreas, a demanda e a oferta existentes no Estado e a disponibilidade de cursos que contemplem estas áreas. Levantará ainda a situação da infra-estrutura de redes e formas de apoio a projetos de formação baseados em tecnologias avançadas. Com base no diagnóstico, serão formuladas propostas e estratégias de atuação de abrangência estadual. Grupos de Trabalho temáticos (GTs) estão produzindo, desde junho, material que servirá de base para as discussões durante o evento.

No primeiro dia, além da palestra de abertura oferecida pelo diretor executivo da Computing Research Association (EUA), William Aspray, haverá três painéis apresentando um panorama sobre o tema. Aspray falará das ações e incentivos norte-americanos de fomento à formação de recursos humanos em TI. Os painéis tratarão da demanda por profissionais especializados, dos conteúdos básicos para a formação destes profissionais e das metodologias para formação de mão-de-obra em larga escala. Os Grupos de Trabalho se reunirão no segundo dia do evento, produzindo as conclusões a serem apresentadas na plenária final do dia 6. Como resultado do workshop será produzido um relatório sintetizando as análises, diagnósticos e proposições elaboradas por cada GT.

[RNP, 18.08.2000]

Consulta em noticias