RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

VI Seminário de Capacitação começa segunda-feira

Retrospectiva do ano mostra bons resultados


O Seminário de Capacitação Interna é um dos eventos mais importantes da agenda de treinamento da RNP. Sua sexta edição acontecerá entre os dias 11 e 15 de dezembro, em Campinas. O seminário é fechado aos profissionais que operam o backbone acadêmico e tem como objetivo manter o alto nível técnico do pessoal dos Pontos de Presença (PoPs).

Este ano haverá duas trilhas técnicas voltadas para as áreas de operação e de segurança. Na trilha "Backbone Acadêmico" serão oferecidos cursos de roteamento em BGP e OSPF, ministrados por instrutores da Cisco, além de palestras de técnicos do Centro de Operações da RNP. A trilha "Segurança de Redes e VLANs no Switch 8274" terá cursos da Alcatel e do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS - RNP).

Ao longo da semana, haverá palestras abertas ao público no auditório da Embrapa, com capacidade para 135 pessoas. Não é preciso fazer inscrição; os interessados devem chegar na hora para garantir o lugar. As palestras serão transmitidas por multicast para o staff da RNP e, posteriormente, ficarão disponíveis para download.

Retrospectiva 2000 - Capacitação

Dentro da missão de operar um serviço de backbone Internet voltado à comunidade de ensino e de pesquisa do Brasil, o treinamento de recursos humanos especializados, com capacidade para operar a rede e acompanhar a implantação de novas tecnologias, cumpre um papel importante. A capacitação interna é uma prioridade, mas a RNP também investe no público externo, participando de palestras e oferecendo eventos abertos, como o II Workshop RNP2 e o workshop Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação para o Estado do Rio de Janeiro.

Em relação a eventos para o público externo, destaca-se o curso Segurança em Redes Internet, promovido pela RNP, UNESCO e Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, em março.

Em maio, foi realizado, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais, o II Workshop RNP2, que contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, e de palestrantes estrangeiros. Representantes das 14 Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs) compareceram para apresentar suas experiências e discutir o futuro do projeto. Durante o evento, foi lançado o backbone de alto desempenho, RNP2.

Outro evento voltado para o público externo aconteceu em setembro, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Sob o patrocínio da Faperj, a RNP organizou o workshop Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação para o Estado do Rio de Janeiro. Nele, nove grupos de trabalho discutiram vários aspectos da formação de mão-de-obra especializada em TI, traçando planos para o Estado.

Numa parceria entre o PoP Paraná e a RNP, foram oferecidas, de junho a dezembro, cinco turmas de treinamento em Administração de Redes e Suporte Internet. O curso destinava-se a analistas de suporte, gerentes de informática e/ou equipes de projeto e suporte a redes corporativas TCP/IP e provedores Internet.

A equipe de informações da RNP ganhou, em julho, um curso sobre construção e edição de websites. Em outubro, os técnicos dos PoPs das regiões norte e nordeste participaram de cursos de Administração e Operação de Redes TCP-IP, realizados em Manaus e Salvador.

Com o VI Seminário de Capacitação Interna, a RNP encerra as atividades de treinamento deste ano.

[RNP, 07.12.2000]

Consulta em noticias