O evento › Programação

A RNP vai promover no dia 2 de dezembro um ciclo de palestras para comemorar o Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). O tema do DISI 2009 é Redes Sociais. O evento será transmitido via Internet.

Ao longo das apresentações, perguntas poderão ser encaminhadas aos palestrantes através do endereço disi@cais.rnp.br.

* Os horários abaixo estão no fuso horário GMT-3 (Salvador não está no horário de verão).

02.12 | Quarta-feira

 
08:30 - 08:40

Abertura do evento

Recepção e abertura do DISI 2009.

Liliana Velasquez Solha (CAIS/RNP) e Luiz Claudio Mendonça - CPD/UFBA e PoP-BA

 
 
08:40 - 09:30

Sites de Redes Sociais e a construção dos Commons

Nesta palestra apresentaremos um histórico dos sites de redes sociais, seu desenvolvimento nos últimos anos, a força que esses ambientes adquiriram na sociedade brasileira, desembocando em um relato da experiência da plataforma www.culturadigital.br, rede social aberta e pública, criada este ano por meio de uma parceria entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Ministério da Cultura e FLi Multimídia. A idéia é refletir sobre o papel desses ambientes para a construção de espaços públicos e comuns de construção de entendimento e conversação.

Rodrigo Savazoni - Fli Multimídia

 
 
09:30 - 10:20

Redes sociais nas empresas. Mundo virtual, perigo real.

A palestra tem como objetivo apresentar os principais erros cometidos por funcionários ao utilizar sites de relacionamento, além de apresentar como um descuido pode representar um risco para as empresas. Serão apresentados os principais dados publicados, os riscos envolvidos na divulgação de informações pessoais e profissionais em redes sociais, como estes dados são utilizados por criminosos. Será abordado como as empresas podem se prevenir deste tipo de problema, evitando que um descuido de um funcionário se torne um risco para a organização. Será abordado ainda o projeto HCF-Hackers Construindo Futuros o qual pretende mudar este cenário.

Thiago Bordini - Skylan Technology

 
 
10:20 - 10:50

Coffee-break

 
 
10:50 - 11:40

Crimes Digitais e Redes Sociais - Reflexos da inclusão digital sem conscientização

Tendo em vista o crescente uso da Tecnologia nos dias atuais, nossa realidade passa a ser cada vez mais virtual. Com a Sociedade Digital, a criminalidade também migra para os meios eletrônicos, as fronteiras não são somente físicas, e os criminosos passam a utilizar cada vez mais as redes sociais para a prática de seus ilícitos. Nesse cenário, como identificar os principais perigos que circulam pela Internet? E o que é ter um comportamento seguro na Web?

Gisele Truzzi de Lima - Patrícia Peck Advogados

 
 
11:40 - 12:30

Tudo o que você precisa saber sobre segurança em redes sociais

Apesar de toda a euforia e utilização em larga escala das redes sociais na Internet, muito há com que se preocupar nessa nova forma de se relacionar com família, amigos ou mesmo desconhecidos. A palestra apresentará quais os principais cuidados a serem tomados na utilização destes serviços, face a alguns acontecimentos que tem sido notícia constante na mídia acerca de tais meios.

Atanaí Sousa Ticianelli (CAIS/RNP)

 
 
12:30 - 14:00

Almoço

 
 
14:00 - 14:50

Desafios na promoção do uso ético e responsável da Internet no Brasil - Caso: Redes Sociais

Debater a realização de crimes contra os direitos humanos através das redes sociais e o desenvolvimento de oportunidades da Internet a partir da dimensão pública do Ciberespaço e dos desafios para defesa e promoção dos Direitos Humanos na rede. Como combater crimes respeitando a privacidade dos usuários? Como efetivar a garantia dos direitos das crianças sem censurá-las online? Como educar para uso ético das novas tecnoliogias quando pais e educadores são analfabetos digitais? Quais critérios éticos para criar e manter relações sociais mediadas pelas TIC?

Rodrigo Nejm - SaferNet Brasil

 
 
14:50 - 15:50

Adolescentes nas redes: Reflexos da Falta de Acompanhamento

No contexto das redes sociais, serão abordados temas como falsa identidade, crimes contra a honra, bullying, cyber bullying, happy slapping, pedofilia, brincadeira do desmaio, boa noite cinderela, Psicopatia, Stalkers, jovens na qualidade de vítimas ou partícipes dos eventos delituosos, responsabilidade criminal e civil dos envolvidos; produção de provas. Riscos na contratação de cyber detetives, etc...

Demetrius Gonzaga - Polícia Civil PR

 
 
15:50 - 16:00

Encerramento

Liliana Velasquez Solha (CAIS/RNP)

 
 

Realização

Parceiros

 

Apoio

 
DISI © 2009
disi@cais.rnp.br