O evento

O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) é um evento com o objetivo de educar e conscientizar os usuários sobre segurança na Internet e em outros ambientes informatizados. Baseado no Computer Security Day (CSD), comemoração realizada no mundo inteiro desde 1988, o DISI é promovido anualmente desde 2005 como a principal iniciativa brasileira do CSD.

A RNP participa do DISI, por meio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), organizando palestras e outras ações para conscientizar os usuários nas questões relacionadas à segurança em redes e equipamentos de informática. Todo ano um tema é escolhido para direcionar as atividades do DISI, como fraudes eletrônicas e o papel de CSIRTs e usuários na manutenção da segurança em sua instituição.

Para celebrar o DISI, o CAIS promove diversas atividades, como divulgação de notícias e dicas sobre o uso seguro das tecnologias de informação, a realização de um quiz com perguntas sobre segurança da informação e de uma série de palestras dentro do tema escolhido para o ano. Essas palestras são abertas ao público, podendo ser assistidas presencialmente ou através da Internet.


DISI '09

Neste ano, o DISI acontecerá na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 2 de dezembro . Pelo segundo ano consecutivo, o CAIS contará com a parceria do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança em Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR Gov) na organização do DISI.

O tema do DISI '09 é "Segurança em Redes Sociais". A escolha deste tema ocorreu dada a popularidade das aplicações web para relacionamento on-line e as diversas implicações em segurança e privacidade envolvidas com o uso destas, especialmente pelo público jovem, que não estão preparados para se protegerem das ameaças em seu uso.

As seguintes atividades estão previstas para o DISI 2009:

  • Palestras ao vivo das 09:00 às 17:00 (horário de Brasília), ministradas por
    especialistas em Segurança da Informação, cobrindo aspectos relacionados com
    redes sociais e segurança;

  • Divulgação de informações sobre segurança em redes sociais;

  • Realização de quiz com questões relativas à segurança da informação em redes
    sociais com direito a premiações aos 100 primeiros participantes que acertarem
    todas as perguntas;

  • Incentivo às atividades nas instituições federais e centros de pesquisa de todo o
    país em comemoração ao DISI.

Acompanhe esta página para mais informações sobre o DISI '09. Informações sobre o evento e contato com a organização podem ser feitos através do endereço disi@cais.rnp.br.


Edições anteriores

Vários temas já foram apresentados ao longo dos quatro anos de realização do DISI, como fraudes on-line, cuidados básicos de segurança e combate a pornografia infantil na Internet. Conheça um pouco da história do evento através das suas últimas edições:

DISI 2008 DISI 2007 DISI 2006 DISI 2005

Realização

Parceiros

 

Apoio

 
DISI © 2009
disi@cais.rnp.br