Programa > Mesa redonda
Serviços de rede: uma visão de futuro
Segunda, 18.10 às 17:30
Esta mesa redonda, composta essencialmente por gestores de TIC das organizações usuárias da RNP e instituições afins, terá como objetivo principal apresentar e debater as tendências e perspectivas sobre o futuro dos serviços de rede.
O enfoque não será no futuro da infraestrutura de rede, mas sim nos serviços que poderão fazer uso desta e, consequentemente, no impacto que isto pode e deve causar nas atividades desempenhadas pelas organizações usuárias da RNP.
A seguir, algumas das questões que deverão nortear o debate:
-
quais deverão ser as principais demandas de uso de serviçosde rede nos próximos cinco anos? Quais serão os serviços vitais;
-
quais os mais inovadores?
-
que papéis as organizações usuárias da RNP desempenharãoneste novo cenário?
-
de que modo as atividades de TIC serão afetadas dentro e fora das organizações usuárias?
-
quais as perspectivas para a geração e armazenamento de conteúdos, para o acesso universal e para os serviços “em nuvem”?
A mesa redonda será mediada pelo diretor de operações da RNP, Alexandre Grojsgold.
Apresentadores
- Alexandre Leib Grojsgold (mediador/RNP)
![[BR]](../../../_icons/paises/br.png)
- Diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional da RNP, Doutor em Informática pela Universidade de Paris VI (1983) e Engenheiro Eletrônico pela UFRJ (1974). Iniciou sua atuação em redes acadêmicas brasileiras em 1985, ainda no Laboratório Nacional de Computação Científica, onde foi Chefe do Departamento de Computação Eletrônica. Em 1997 passou a atuar junto à coordenação nacional do projeto RNP, onde está até hoje.
- Diego Luís Kreutz (UNIPAMPA)
![[BR]](../../../_icons/paises/br.png)
- Diretor de TIC da UNIPAMPA desde 2008, com atuação na administração de redes e serviços e na comunidade de software livre desde 1999.
Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Association for Computing Machinery (ACM), do Institute of Electrical and Eletronic Engineers (IEEE) e do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC).
- Edna da Silva Matos (IFBA)
![[BR]](../../../_icons/paises/br.png)
- Edna da Silva Matos, Diretora de Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Coordenadora do Forum de Gestores da Tecnologia da Informação e Comunicação (FORTI) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (CONIF).
- Lemuel Rodrigues Cunha (UFMG)
![[BR]](../../../_icons/paises/br.png)
- Gerente de TI do Centro de Telessaude do Hospital das Clinicas da UFMG, atua com telessaude desde 2006 onde participou da criação do projeto BHTelemed da prefeitura de Belo Horizonte.
No HC desde julho de 2007 desenvolveu a estrutura tecnológica do serviço que hoje atende a 710 pontos no estado de Minas Gerais sendo 609 de municípios do interior do estado principalmente de áreas remotas e de baixo IDH como o Jequitinhonha, caracterizando este serviço como um dos maiores serviços de telessaude da America latina.
Membro participativo do SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) e do ATA (American Telemedicine Association). - Yuri Evaristo Amorim (LNLS)
![[BR]](../../../_icons/paises/br.png)
- Gerente de TI do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O CNPEM é gerido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) por meio de contrato de gestão com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e opera os Laboratórios Nacionais de Luz Sincrotron (LNLS), de Biociências (LNBio) e de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).
Responsável pela coordenação de projetos de Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Telecom e Infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Arquivo