Programa  > Painéis

Experiências com Diretórios: UFBA & UFMG retornas ao topo

Quarta-feira, 26.10 às 10:30

UFBA: apresentação do Sistema Integrado de Usuários e Serviços usando LDAP. Na exposição, Roberto Quaresma procurará mostrar como a UFBA - Universidade Federal da Bahia - conseguiu uificar a gestão de vários serviços Internet e de Rede, através do uso de um diretório centralizado com todos os seus usuários, agilizando os atendimentos e reduzindo os custos de Tecnologia da Informação.

UFMG: Em 1999 a UFMG iniciou o desenvolvimento do projeto Grude, que tinha como objetivo o de oferecer uma infra-estrutura básica de tecnologia de informação para os 40 mil membros de sua comunidade. Um elemento central desta infraestrutura é o diretório construído utilizando tecnologia OpenLDAP é hoje utilizado por várias aplicações.

Apresentadores

  • Márcio Bunte (UFMG) [BR]

    é Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, Membro do Comitê Gestor do Programa Interministerial da RNP, professor e pesquisador do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Já participou de vários programas envolvidos com o desenvolvimento e a utilizaçao de redes avançadas no Brasil.

  • Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (UFRJ) [BR]

    obteve o título de Docteur d´État pela Université Pierre et Marie Curie em 1985. Tem 46 citações no WebOfScience, e seus trabalhos de pesquisa em algoritmos distribuídos são referenciados e expostos em diversos livros didáticos, como Silberschatz, Linch, Maekawa, Raynal e outros. É Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Diretor do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho de Minas Gerais deste 1997, e Diretor do Laboratório de Computação Científica da UFMG desde 1998. É membro do Conselho de Coordenação do SINAPAD. Foi coordenador do sub-projeto de Tele-Radiologia da Rede Metropolitana de Belo Horizonte. É o principal responsável e um dos arquitetos do Grude, o programa de diretórios corporativos da UFMG. Foi coordenador do GT-Diretórios para Educação da RNP entre agosto de 2003 e julho de 2004, e do GT-Middleware entre agosto de 2004 e julho de 2005. É também coordenador da Atividade Diretórios do GT-TIC da ANDIFES.

  • Roberto Ferreira do Prado Quaresma (UFBA) [BR]

    é especialista em Gestão de Redes Públicas (CCITT - Genebra Suíça).Implementou a Rede Baiana de Tecnologias para o Desenvolvimento, Membro da Câmara de Tecnologia da Informação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

  • João Couto Godinho Jr (Embratel)

    é Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1988 e trabalhando em empresas de Telecomunicações nas áreas de desenvolvimento, planejamento e projeto de radioenlaces. Está na Embratel a cinco anos e atualmente trabalha na Gerência de Engenharia de Administração de Projetos de Rede Wireless.

Slides


Serviços de mídia contínua em redes de pacotes retornas ao topo

Segunda-feira, 24.10 às 10:30

A palestra se inicia com uma apresentação dos requisitos de mídias contínuas quando transmitidas em redes de pacotes. Em seguida são apresentadas as principais classes de aplicações usuárias desse tipo de mídia. É feita uma discussão sobre o comportamento dos protocolos UDP, TCP e RTP quando utilizados nesse tipo de aplicação. Por fim, são apresentados exemplos de aplicações dessa classe implementadas pela equipe do Grupo de Trabalho de Vídeo Digital da RNP: webcasting, vídeo sob demanda e videoconferência.

Apresentadores

  • Guido Lemos de Souza Filho (UFPB) [BR]

    é professor do Departamento de Informática da UFPB, obteve em 1997 o título de Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Coordena o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) na UFPB onde estão sendo realizadas pesquisas nas áreas de Televisão Digital, Museus Virtuais, Vídeo sob Demanda, Videoconferência e Redes de Alta Velocidade. Dentre as pesquisas desenvolvidas neste laboratório, destaca-se o desenvolvimento do middleware FlexTV realizado no contexto do Projeto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

  • Luiz Fernando Gomes Soares (PUC-RJ) [BR]

    é professor do Departamento de Informática da PUC-RIO, onde obteve o doutorado em 1983. Atualmente coordena o Laboratório Telemídia onde são desenvolvidas pesquias nas áreas de redes de computadores e sistemas multimídia.

Slides