Workshop dos consórcios REMAV
Redes Metropolitanas de Alta Velocidade

Belo Horizonte, 23 e 24 de maio de 2000
Universidade Federal de Minas Gerais

   
   

programação
artigos
palestras
fotos do evento
folders

objetivos
público alvo
organização
agenda

II Workshop RNP2: memória do evento

Belo Horizonte, 23 e 24 de maio de 2000
Universidade Federal de Minas Gerais

Bem vindos ao site de memória do II Workshop RNP2. É com grande satisfação que a RNP e o PROTEM-CC recebem novamente os participantes das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade - ReMAVs, e demais parceiros e profissionais interessados em construir a sociedade de informação no Brasil.

Um ano após o primeiro evento das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, realizado em Curitiba, reunimos 200 profissionais da área de redes, na Universidade Federal de Minas Gerais, ao longo do 18o Simpósio Brasileiro de Redes de Computação (SBRC), para mapear os avanços e perspectivas futuras da Internet acadêmica no país.

No primeiro dia do evento, as catorze ReMAVs expuseram o andamento de seus projetos e idéias sobre a perenização dos consórcios. O segundo dia do evento foi dedicado às palestras internacionais, todas convergindo para o tema Internet2. As apresentações incluindo as palestras internacionais, das ReMAVs e de empresas estão disponíveis.

Este ano foram apresentados artigos científicos sobre as soluções técnicas adotadas pelas ReMAVs. Foram submetidos 41 artigos, 12 aceitos para apresentação em plenária e 14 em sessões de posters. As apresentações também está disponíveis.

O workshop registrou um outro importante marco para o desenvolvimento das tecnologias de informação do país: o lançamento oficial do novo backbone da RNP. A cerimônia de lançamento do backbone RNP2 aconteceu na abertura oficial do evento dia 24/05, com a presença do Exmo. Sr. Ministro Embaixador Ronaldo Mota Sardenberg. Veja o discurso do coordenador da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, o qual ressalta a evolução das redes acadêmicas no Brasil culminando com o backbone RNP2.

Em março, a RNP assinou com a University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID) o Memorandum of Understanding (MoU), que formaliza a participação do Brasil no projeto Internet2. A palestra de Heather Boyle, da UCAID, que se seguiu à abertura do evento, explicita o que é o consórcio americano Internet2 e ressalta os acordos internacionais, dentre eles, o do Brasil.

Por fim, informamos que está sendo elaborado um livro-registro com a transcrição de todas as palestras do Workshop, para que todos os interessados possam ter conhecimento, em detalhes, do que está sendo feito para a consolidação da sociedade de informação no Brasil.

Atenciosamente,

Vera Frossard
Coordenadora Adjunta de Capacitação



 

 

rnp2

 


patrocínio:

embratel

impsat

marconi

 

apoio:

cisco

 

 
organização:

 

 

 
Rede Nacional para o Ensino e Pesquisa
RNP

Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação
ProTeM-CC

Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais
DCC/UFMG

 

     
 

informações e secretaria:
Rede Nacional para o Ensino e Pesquisa
Coordenação Geral
Estrada Dona Castorina, 110
22460-320 Rio de Janeiro RJ
+ 55 21 274-7445
+ 55 21 259-7796 (fax)
workshop_rnp2@nc-rj.rnp.br