Workshop dos consórcios REMAV
Redes Metropolitanas de Alta Velocidade

Belo Horizonte, 23 e 24 de maio de 2000
Universidade Federal de Minas Gerais

     
     

programação
artigos
palestras
fotos do evento
folders

objetivos
público alvo
organização
agenda

< página inicial

programação

Palestras de convidados internacionais:

Internet2: Global interoperability in advanced networking
Heather Boyles, UCAID, USA (keynote speaker)
A relação entre Internet2 e RNP2 foi o centro desta palestra, cujo objetivo é estimular a colaboração entre as comunidades de pesquisa e educação no sentido de desenvolver e utilizar novas tecnologias e aplicações de rede. Foi fornecido um breve panorama atualizado sobre Internet2 e delineadas perspectivas de trabalho conjunto entre os projetos Internet2 e RNP2.

The AmPATH Network
Julio Ibarra, Florida International University, USA
A rede AmPATH foi tema desta palestra. Sendo um projeto da Florida International University (FIU), em colaboração com a Global Crossing, que interconecta redes de Educação e Pesquisa dos países participantes do projeto Internet2 e das redes Next Generation Internet (NGI), a Ampath utiliza a infra-estrutura da rede submarina de fibra óptica da Global Crossing, com o objetivo de permitir o desenvolvimento de aplicações e o avanço de tecnologias Internet.

Internet Futures
Christopher Buja, Cisco, USA
Esta palestra tratou dos projetos de pesquisa sobre a segunda geração da Internet nos países da Ásia e pacífico. Foram apresentados e discutidos experimentos de colaboração e testes de novas arquiteturas e aplicações que poderão definir padrões para o futuro da Internet.

The Marconi Communications in the migration to the next generation of the optical Internet
Stanley Stevens, Marconi Communications, USA
Esta palestra examinou o envolvimento mundial da Marconi Communications com a University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID) e o projeto Internet2. Como principal provedor de equipamento SDH, a Marconi também falou da próxima geração de fibras ópticas para Internet.

Palestras de convidados nacionais:

NAP (Network Access Point) Privado no Brasil - Internet 2
Wilson Issamu Harada, Impsat Brasil
Apresentou os conceitos básicos do primeiro NAP (Network Access Point) privado do Brasil, a sua implementação, as consequências para a Internet brasileira, e os benefícios resultantes para a Internet 2.

Tendências tecnológicas nos próximos anos
Eduardo Mendonça, EMBRATEL

Painéis:

O Futuro das ReMAVs
José Luiz Ribeiro Filho, RNP
Celso Deusdeti Costa, CNPq
Virgílio Augusto Almeida, ProTeM-CC

Foi feito um relato sobre as visitas da comitiva formada por CNPq, RNP e ProTeM-CC às ReMAVs. O objetivo era de avaliar o andamento dos trabalhos, os problemas enfrentados e os aspectos logísticos e técnicos. Foram abordadas as perspectivas de perenização dos projetos e de integração ao novo backbone RNP2.

O Brasil na Internet2
José Luiz Ribeiro Filho, RNP
Paulo Aguiar, NCE-UFRJ
José Augusto Suruagy Monteiro, UNIFACS

Heather Boyles, UCAID, USA
Relatou-se o último encontro Internet2 (Fall Meeting), onde foi assinado o "Memorandum of Understanding" (MoU) entre a Rede Nacional de Pesquisa e a University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID), garantindo a participação da RNP no projeto norte-americano. Foram comentados os próximos passos para consolidação do acordo, como a implantação da infra-estrutura de rede avançada.


Apresentação dos projetos consorciados REMAVs:

Cada ReMAV fez uma exposição de 20 minutos sobre os trabalhos e aplicações que estão sendo desenvolvidas.


Sessões técnicas:

Apresentações de 20 minutos dos informes científicos e debate sobre aspectos técnicos dos projetos consorciados.

 


Resumo sobre os palestrantes:

Heather Boyles, UCAID, USA (keynote speaker)
Heather Boyles é diretora de Relações Internacionais e Governamentais para Internet2, um projeto da University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID). Ela é responsável-sênior pelo gerenciamento da relação do Internet2 com o governo dos Estados Unidos e as iniciativas de redes avançadas estrangeiras. Heather está no projeto Internet2 desde seu início, em 1996 - inicialmente emprestada de sua função como diretora de Política e Projetos Especiais na Federation of American Research Networks (FARNET). Na FARNET, ela criou e escreveu o FARNET's Washington Update - uma publicação semanal de questões sobre planos de ação de interesse para pesquisa de rede e comunidade de educação . E, ainda, trabalhou como pesquisadora-chefe na FARNET com uma bolsa da National Science Foundation. Heather coordena o mestrado em Relações Internacionais da American University, em Washington.

Julio Ibarra, Florida International University, USA
Julio Ibarra é diretor de Engenharia de Rede e Telecomunicações na Florida International University. Ele é responsável pela redes multi-serviço da universidade, pelo GigaPOP da Internet2 e por executar as iniciativas estratégicas da universidade para redes de comunicação e telecomunicações. Ibarra tem liderado o desenvolvimento do projeto AmPATH e administrado sua implementação. Julio Ibarra tem 17 anos de experiência em computação e telecomunicações. Ibarra coordena o mestrado e a graduação em Ciência da Computação da Florida International University.

Christopher Buja, Cisco, USA
Christopher Buja é responsável pelas atividades internacionais para iniciativas em Internet avançada dentro do escritório do Chief Technology Officer, na Cisco Systems. Ele dirige programas com projetos de última geração por toda a América Latina e Ásia. Na Cisco, ele também supervisiona a expansão do comércio eletrônico e provisionamento da Internet para os provedores de acesso. Antes de se juntar à Cisco, Buja organizou o Internet marketing da SynOptics. No campo das comunicações por satélite, ele dirigiu as funções de desenvolvimento comercial para um fabricante de satélites e fiscalizou as operações de lançamento do satélite Ariane na Guiana Francesa. Buja recebeu o título de MBA pela Stanford University e coordena um curso de graduação em Engenharia Aeroespacial, com destaque em Relações Internacionais, da Princeton University.

Wilson Issamu Harada, Impsat Brasil
Engenheiro Eletrônico formado pelo ITA, com mestrado e doutorado pela mesma instituição, na área de telecomunicações. Foi consultor sênior da Promon Engenharia, superintendente de telecomunicações e de teleprocessamento da Alcoa e gerente da área de networking da GSI / IBM. Atualmente é gerente da unidade de negócios de Internet da Impsat Brasil.

rnp2

 


patrocínio:

embratel

impsat

marconi

 

apoio:

cisco

     
 

informações e secretaria:
Rede Nacional para o Ensino e Pesquisa
Coordenação Geral
Estrada Dona Castorina, 110
22460-320 Rio de Janeiro RJ
+ 55 21 274-7445
+ 55 21 259-7796 (fax)
workshop_rnp2@nc-rj.rnp.br