info-remav@remav.rnp.br
< página inicial
 

TVEs realizam transmissão de vídeo via internet2

Luiz Augusto Siqueira

Info OnLine
http://www2.uol.com.br/info/index.shl
24.05.01

Um programa da TV Universitária de Natal (TVU) foi ao ar ontem,
às sete da noite, na TV Cultura de Florianópolis. Tudo isso não passaria de um fato comum se a transmissão não tivesse sido feita através da internet2.

A experiência fez parte do 19o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC 2001), que começou na segunda-feira na capital catarinense. Ela abre uma nova perspectiva para as TVs Educativas do país, que poderão manter uma maior troca e integração das programações regionais.

Outra vantagem é que a transmissão virtual também sairia mais barato que o uso de satélites privados.

O software que permitiu a transmissão entre os dois canais de TV foi o Dynavideo, desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A transmissão ao vivo do vídeo de 30 minutos da TV Universitária de Natal, no formato MPEG-2, passou por várias etapas. Primeiro, o vídeo foi gerado em formato analógico na TVU. Depois, foi digitalizado em tempo real e transmitido pelo programa de streaming Dynavideo. O Dynavideo recebeu e transmitiu o programa para a TV Cultura de Florianópolis através de uma conexão de 6 megabits por segundo. Usando o Dynavideo, a TV Cultura recebeu, decodificou e colocou no ar o programa "O Brasil descobre a internet2".











 


Notícias



 

 

  ^ início da página
Comitê Gestor da Internet no Brasil Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação Rede Nacional de Pesquisa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Ministério da Ciência e Tecnologia