RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP lança edital para Grupos de Trabalho 2009-2010

Propostas devem ser enviadas até 13/10


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou ontem o edital para os Grupos de Trabalho (GTs) do período 2009-2010. Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até 13 de outubro. As propostas, que deverão contemplar temas da área de redes, serão analisadas até 13 de novembro, quando serão anunciados os GTs ecolhidos para o período.

Os projetos começam a ser desenvolvidos logo após a divulgação dos selecionados, e têm duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. Na primeira fase, os grupos desenvolvem e demonstram um protótipo de um novo serviço. Depois de avaliados seu desempenho e suas características, alguns desses protótipos são selecionados para a segunda fase. Nesta, os GTs devem desenvolver o protótipo apresentado, visando à implantação de um piloto a ser testado em um pequeno grupo de instituições.

A RNP criou o programa de Grupos de Trabalho em 2002. Além de promover a integração entre a organização e os grupos de pesquisa da área de redes do país, o programa estimula a inovação. Os GTs ajudam a demonstrar a viabilidade no uso de novos protocolos e aplicações de rede e colaboram para a ampliação da oferta de serviços da RNP em parceria com as comunidades de pesquisa.

Para mais informações sobre os GTs, acesse: http://www.rnp.br/pd/gt

[RNP, 09.09.2009]

Consulta em noticias