RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
P&D 
 

Chamada de Propostas para Programa de Grupos de Trabalho da RNP 2009 – 2010 (sem anexos)

1.Introdução

A RNP é responsável pela promoção do desenvolvimento de redes, incluindo suas aplicações e serviços inovadores, especialmente para o benefício de suas organizações usuárias, que utilizam a infraestrutura de pesquisa em rede Internet avançada. Nessas organizações, em especial nos departamentos de ciência da computação, informática e telecomunicações de universidades e institutos de pesquisa, existem grupos envolvidos também em temas de interesse na área de redes, sejam eles relativos às suas aplicações, à engenharia ou mesmo aos sistemas distribuídos (middleware).

A implantação das redes metropolitanas de alta velocidade (http://www.redecomep.rnp.br/), aliada ao aumento de capacidade do backbone da rede Ipê (http://www.rnp.br/ipe/), vem criando novas oportunidades para o desenvolvimento de aplicações e serviços de alto desempenho fim-a-fim. Nesse contexto, podemos citar também a iniciativa que a RNP vem promovendo, no sentido de aprovisionar, em sua rede, serviços de circuitos fim-a-fim, separados da rede de roteamento de pacotes IP. Esse tipo de arquitetura, denominada “rede híbrida", vem sendo atualmente adotado em outras NRENs, como Surfnet, CAnet, Internet2 e GÉANT, e tem como vantagem o aprovisionamento de qualidade de serviço fim-a-fim a relativo baixo custo. Aplicações que demandam sozinhas um ou mais Gbps de tráfego podem, por exemplo, explorar a tecnologia de redes híbridas, utilizando tanto transporte IP convencional como circuitos fim-a-fim.

Como forma de promover a interação entre as atividades internas à RNP e os grupos de pesquisa das diferentes áreas temáticas mencionadas anteriormente, e também para promover continuamente a inovação de serviços e aplicações na rede, foi criado em 2002 o programa de Grupos de Trabalho RNP (GT-RNP). Esse programa tem como objetivo o desenvolvimento de projetos colaborativos que possam demonstrar a viabilidade no uso de novos protocolos, serviços e aplicações de rede e que possibilitem à RNP ampliar a oferta de serviços através da parceria com a comunidade de pesquisa.

Os GTs são formados por pesquisadores oriundos de instituições, públicas ou privadas, selecionados pela RNP para desenvolvimento dos projetos colaborativos. Instituições parceiras da RNP, universidades ou empresas também podem participar das atividades, considerados os critérios estabelecidos pelo coordenador do GT. Todo grupo tem um coordenador e sua equipe de assistentes, e deve contar com o acompanhamento de um ou mais técnicos da RNP. Os GTs dos anos anteriores estão apresentados no sítio www.rnp.br/pd/gt.

As atividades dos GTs são divididas em duas fases. Na primeira fase, com duração de um ano, os Grupos de Trabalho devem desenvolver e demonstrar um protótipo, com o objetivo de validar a proposta de um novo serviço. Com base nos resultados dos diversos protótipos e das características dos serviços propostos, a RNP selecionará alguns GTs da primeira fase para continuarem seus trabalhos por mais um ano. Nessa segunda fase, os GTs devem prosseguir no desenvolvimento de um produto a partir do protótipo da fase anterior, com o objetivo de implantar um serviço piloto dentro de um escopo limitado de instituições usuárias, em conjunto com a RNP.

2.Objetivo

O objetivo desta Chamada de Propostas é convidar a comunidade de pesquisa a apresentar propostas para a formação de Grupos de Trabalho da RNP para o período 2009-2010.

3.Datas Importantes

  • Data de divulgação do edital: 08/09/2009
  • Data limite para entrega das propostas: 13/10/2009
  • Data limite para divulgação do resultado da seleção: 13/11/2009
  • Data para a contratação: 01/12/2009

4.Apresentação das Propostas

A proposta para a formação de um Grupo de Trabalho deverá conter os itens descritos abaixo, devendo ser submetida de acordo com o modelo do anexo 1.

  1. Título – sigla e nome do projeto
  2. Coordenador – nome do coordenador, instituição, currículo Lattes e dados de contato
  3. Resumo – de até 10 linhas
  4. Parcerias – Informar quais as instituições que participarão do projeto. Projetos que envolvam parcerias com outros núcleos de pesquisa dentre as organizações afiliadas à RNP são encorajados. Embora não seja um requisito obrigatório do programa, a participação distribuída é uma demonstração tangível do interesse potencial nos resultados do projeto.
  5. Duração do projetoDuração do projeto – prazo máximo de 12 meses
  6. Sumário Executivo – Deve ser conciso (máximo de cinco páginas) e conter informações suficientes para que o comitê técnico de avaliação possa entender o que está sendo proposto, o escopo do trabalho, sua abrangência, o serviço a ser ofertado pela RNP e como será demonstrado.
  7. Recursos Financeiros – A proposta deve informar os recursos necessários para a execução do projeto. Deverão ser detalhados e justificados os recursos destinados a:
    • Equipamentos:

      • Informar a quantidade e a descrição dos equipamentos e softwares necessários para o trabalho de desenvolvimento do protótipo. No caso de microcomputadores, devem ser utilizadas preferencialmente as configurações apresentadas no Anexo 2. Os equipamentos serão adquiridos pela RNP e entregues às instituições em regime de comodato. No caso da proposta de formação de Grupo de Trabalho ser aprovada, a RNP solicitará o detalhamento das especificações dos equipamentos a serem adquiridos e seu custo estimado. Caso o custo real no momento da aquisição dos equipamentos seja diferente do custo estimado, a quantidade ou a especificação de equipamentos a serem adquiridos poderá ser revista.
      • O valor máximo para custeio de equipamentos e softwares é de R$ 25.200,00.
    • Pessoal:

      • Informar a quantidade de pessoas em cada função, juntamente com o valor mensal correspondente, utilizando a tabela do Anexo 3 como referência. Essa tabela apresenta os valores máximos para cada função, exceto no caso de estagiário, cujo valor é fixo.
      • O valor total máximo para custeio de pessoal é de R$ 10.475,00 por mês.

      Além do custeio de pessoal, equipamentos e softwares, o programa de GTs da RNP poderá custear também viagens nacionais para membros dos Grupos de Trabalho, sujeitas às seguintes condições:

      • As viagens custeadas pelo programa dos GTs deverão necessariamente ter como objetivo a realização de reuniões do projeto, no caso de projetos que envolvam parcerias com outras instituições.
      • Será custeado um número máximo de 5 passagens e 10 diárias.
      • Não serão apoiadas viagens para participação em seminários, congressos e workshops.
      • Ao longo do desenvolvimento do GT, a RNP poderá solicitar, a seu critério e arcando com todos os custos, a participação do coordenador e de membros do GT nas seguintes situações: em reuniões de acompanhamento do projeto; na representação da RNP em eventos externos; na participação nos eventos internos da RNP (WRNP e SCI) como palestrantes ou instrutores; e na realização de eventos (treinamentos ou workshops) na fase de transferência de tecnologia.
  8. Ambiente para o Teste do Protótipo - Durante os testes do protótipo, disponibilizaremos acesso às máquinas de serviço disponíveis nos PoPs (Pontos de Presença) da RNP. Também recomendamos a utilização do ambiente PlanetLab (ver http://www.rnp.br/pd/planetlab/) como alternativa para a demonstração do protótipo. Caso ainda haja necessidade de outros equipamentos e softwares para os testes e a demonstração do protótipo, esses deverão ser informados junto com uma estimativa de custos, para que a RNP possa avaliar a viabilidade da sua execução.

5.Critérios de Seleção

A seleção dos Grupos de Trabalho para o período 2009-2010 adotará os seguintes critérios:

  • Potencial para se tornar um serviço da RNP
    Avalia o potencial da proposta do GT para se tornar um serviço da RNP. Esse serviço pode beneficiar usuários de forma geral ou comunidades específicas. A RNP só deverá financiar como GTs projetos que apresentem resultados práticos à comunidade das instituições usuárias da RNP.
  • Grau de inovação tecnológica
    Este critério avalia o quanto o serviço proposto é inovador, em comparação com os serviços já oferecidos pela RNP, por outras redes acadêmicas no mundo ou por provedores de serviço comerciais.
  • Qualidade da proposta
    Este critério avalia a qualidade da proposta enviada quanto aos seus objetivos, clareza, objetividade e resultados esperados.
  • Viabilidade técnica do protótipo
    Este critério avalia a viabilidade técnica da implantação do protótipo que será desenvolvido no projeto.
  • Realizações e competência do grupo no tema ou área estratégica do projeto
    Este critério avalia as realizações e a competência do coordenador do projeto e, se for o caso, dos demais membros indicados na proposta, com base nos currículos e nas referências apresentadas. A RNP reserva-se o direito de considerar as informações do Sistema Lattes.

6.Contratação

Todos os projetos aprovados serão conduzidos sob os termos de um contrato a ser assinado entre os proponentes e a RNP, com alternativa de serem contratados sob a forma de pessoa jurídica (preferencialmente) ou de pessoa física.

O coordenador poderá contratar estagiários para participar do projeto. Neste caso, será assinado um contrato entre o estagiário e o CIEE, intermediado pela RNP.

7.Produtos e Relatórios a serem entregues

Os grupos de trabalho devem produzir ao longo de seu desenvolvimento um conjunto de relatórios que permitirão à RNP avaliar o seu progresso. Esses relatórios estão divididos em relatórios técnicos e gerenciais.

Também deverão ser entregues alguns produtos relativos à etapa de transferência de tecnologia e entrega do protótipo.

7.1. Relatórios Gerenciais

Esta atividade consiste no planejamento dos trabalhos do GT, na articulação com os grupos de outras organizações envolvidos no mesmo tema, no acompanhamento dos resultados parciais, na geração de relatórios trimestrais de acompanhamento e na apresentação e discussão do tema no Workshop RNP.

As atividades de coordenação também englobam a gestão do projeto do GT, incluindo a utilização da Extranet e do wiki da RNP para lançamento de informações de ações, atividades e tarefas, bem como indicadores de progresso e status.

Os produtos dessa atividade são:

RA1 a RA4: Relatórios de acompanhamento trimestrais
Segundo o modelo apresentado no Anexo 4.
Prazo: 28/02/2010, 31/05/2010, 31/08/2010 e 30/11/2010, respectivamente.

RP0: Especificação de equipamentos
Estimativa de valores e especificação detalhada dos equipamentos e softwares necessários ao desenvolvimento do protótipo, informados na proposta do GT (item 7.1). O modelo para essa especificação será entregue ao coordenador quando da contratação do GT.
Prazo: 15/12/2009

RP1: Detalhamento das atividades e dos resultados a serem alcançados e cronograma de atividades
Relação das atividades a serem realizadas ao longo do GT para desenvolver os produtos solicitados e o cronograma associado a essas atividades, segundo o modelo a ser entregue ao coordenador quando da contratação do GT.
Prazo: 31/01/2009

RP2: Planejamento do Workshop RNP
Descrição de demonstrações a serem realizadas, equipamentos necessários, lista de pessoas participantes, texto para o livreto e pôster.
Prazo: 31/03/2010
(O WRNP ocorrerá junto com o SBRC 2010, previsto para a semana de 24 a 28/05/2010)

RP3: Planejamento da transferência de tecnologia
Descrição das atividades previstas para transferência de tecnologia para a RNP. Ex: treinamentos a serem ministrados, documentação, manuais e códigos fonte a serem entregues.
Prazo: 31/07/2010

7.2. Relatórios Técnicos

Os relatórios técnicos devem refletir os resultados das atividades realizadas pelo GT para alcançar o seu objetivo de desenvolver um protótipo.

RT1: Termo de Referência e Estado da Arte
Esta atividade consiste no levantamento do estado da arte, na descrição do cenário atual (nacional e/ou internacional) em relação aos objetivos do projeto e à tecnologia envolvida. Ela deve ser capaz de produzir um termo de referência para os trabalhos do GT.
Prazo: 28/02/2010

RT2: Proposta do Protótipo
Todo GT deverá projetar e implementar um protótipo para demonstrar a viabilidade do serviço proposto.Neste relatório devem ser apresentados a arquitetura do protótipo, requisitos de HW e SW e plano de testes de acordo com o cronograma apresentado no relatório RP1.
Prazo: 30/04/2010

RT3: Avaliação dos Resultados do Protótipo
Este relatório deve apresentar a análise dos resultados obtidos pelo GT a partir da atividade de testes do protótipo. Deverá descrever os testes realizados, os resultados obtidos, os problemas encontrados e soluções implementadas.
Prazo: 30/09/2010

7.3. Sitio de Divulgação do Grupo de Trabalho

Desenvolvimento de um sítio do GT
Período: Até 28/02/2010

Deverá ser implementado um sítio com informações sobre o projeto, para disseminação do trabalho, publicação dos relatórios, etc.

7.4. Participação no WRNP

Apresentação em sessão técnica e demonstração do protótipo no Workshop RNP
Período: Na semana de 24 a 28/05/2010
Deverá ser realizada uma apresentação técnica descrevendo a proposta do GT durante o WRNP e uma demonstração do desenvolvimento realizado até esta data.

7.5. Transferência de Tecnologia

Para que a RNP possa avaliar o protótipo sob o aspecto de implantação de novos serviços a partir dele, é necessário que haja a transferência de conhecimento entre o GT e a equipe técnica da RNP.

O produto dessa atividade é:

Realização do treinamento ou Workshop
Período: Durante o mês de outubro de 2010.

7.6. Entrega do protótipo

Protótipo desenvolvido
Fontes, executáveis, scripts, arquivos de configuração etc.
Prazo: 30/09/2010

Documentação do protótipo
Documentação técnica, manuais de instalação, manuais do usuário etc.
Prazo: 30/09/2010

7.7. Avaliação do protótipo

Apresentação dos resultados do GT
Deverá ser realizada uma apresentação para um comitê de avaliação dos GTs, com ênfase no protótipo desenvolvido e no serviço a ser disponibilizado para os usuários da RNP. A partir desta avaliação serão selecionados os GTs que passarão para a segunda fase, para implantação do serviço piloto.
Prazo: Durante o mês de outubro de 2010

7.8. Cronograma Resumo das Entregas

O cronograma de entrega de produtos pelo GT está apresentado abaixo.

15/12/2009

  • RP0: Relatório de Especificação de Equipamentos

31/01/2010

  • RP1: Relatório de Detalhamento das Atividades

28/02/2010

  • RA1: Relatório de acompanhamento trimestral dez/jan/fev
  • RT1: Termo de Referência e Estado da Arte
  • Lançamento do sítio do GT

31/03/2010

  • RP2: Planejamento do Workshop RNP

30/04/2010

  • RT2: Proposta do Protótipo

Semana de 24/05/2010 a 28/05/2010

  • Apresentação em sessão técnica e demonstração do protótipo no Workshop RNP

31/05/2010

  • RA2: Relatório de acompanhamento trimestral mar/abr/mai

30/07/2010

  • RP3: Planejamento da transferência de tecnologia

31/08/2010

  • RA3: Relatório de acompanhamento trimestral jun/jul/ago

30/09/2010

  • RT3: Avaliação dos Resultados do Protótipo
  • Entrega do protótipo
  • Entrega da documentação do protótipo

Outubro de 2010

  • Transferência de Tecnologia para a RNP
  • Apresentação para o comitê de avaliação

30/11/2010

  • RA4: Relatório de acompanhamento trimestral out/nov/dez

Entrega Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
RP0 X
RP1 X
RA1 X
Sitio X
RT1 X
RP2 X
RT2 X
WRNP X
RA2 X
RP3 X
RA3 X
RT3 X
Protótipo X
Documentação X
Treinamento X
Apresentação X
RA4 X


8.Gestão e Informações Públicas

As atividades de gestão do GT serão conduzidas pela RNP, e as informações públicas serão lançadas em área determinada para a divulgação das atividades de GTs no sítio http://www.rnp.br.

Entre as informações públicas, temos:

  • Produtos
  • Apresentações, artigos e bibliografia
  • Atividades das reuniões técnicas e Workshop RNP

Entre as informações restritas, temos:

  • Listas de discussão
  • Documentos de trabalho e versões preliminares
  • Gerência de Projeto: ações, atividades, tarefas, status (módulo de gestão)

9.Acompanhamento e avaliação

Serão realizadas reuniões periódicas entre a RNP e o GT para acompanhamento das atividades.

Os resultados obtidos pelos GTs serão avaliados por um comitê de avaliação, que estabelecerá os critérios para a escolha de sua continuidade na 2a fase. Para isto, serão observados os subsídios obtidos com consultores externos na avaliação dos resultados obtidos com os projetos.

10.Submissões e dúvidas

As propostas devem ser enviadas para o e-mail gt2009@rnp.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas nesse endereço.




Veja também:

Grupos de Trabalho


Notícias relacionadas:

RNP lança edital para Grupos de Trabalho 2009-2010

Propostas devem ser enviadas até 13/10

[RNP, 09.09.2009]


Documentos relacionados:

Edital GT-RNP 2009/2010

Chamada de propostas para Programa Grupos de Trabalho da RNP

Edital_GT_2009-2010.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 09.09.2009

Edital GT-RNP 2009-2010

Modelo para submissão de propostas

Edital_GT_2009-2010_anexo_1.rtf download do arquivo

formato: text/rtf

data: 09.09.2009