RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Workshop promove Eela na Argentina

Objetivo é a adesão de novos parceiros do país


Eriko Porto, colaborador do Centro de Engenharia de Operações/RNP e coordenador de Engenharia da Rede Clara, representou as duas organizações no V Workshop Eela, realizado na Argentina, em 29 e 30 de março. Promovido pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP), o encontro reuniu mais de 60 participantes, entre autoridades governamentais do país, pesquisadores e engenheiros das instituições-membros de Eela, e acadêmicos. O objetivo principal foi promover o projeto Eela (E-infra-estrutura compartilhada entre Europa e América Latina) na comunidade científica argentina, através do incentivo ao desenvolvimento e uso de aplicações de e-ciência.

Entre os temas das palestras estiveram as perspectivas do Eela, os principais projetos de grades europeus, as grades como ferramenta para a e-ciência na Argentina e as metas da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara).

As metas da Rede Clara, que viabiliza, em termos de infra-estrutura de rede, o projeto Eela e conta com 13 países participantes, foram apresentadas por Eriko Porto. Uma delas é a manutenção da rede até março de 2008. “Graças à extensão de verbas do projeto Alice, sua mantenedora, conseguiremos mantê-la ativa por mais um ano”, explica Porto.

Outra meta é o fortalecimento da Organização Clara, administradora da rede de mesmo nome, através da transferência de todos os contratos administrados por Dante (empresa formada por um consórcio de redes nacionais de pesquisa de alguns dos países europeus) para aquela. Além disso, os mecanismos de qualidade dos serviços disponíveis para aplicações, como garantia de banda, serão aprimorados.

De acordo com o colaborador da RNP, o objetivo do workshop foi cumprido. Segundo ele, os presentes foram informados do interesse de outras universidades, além da UNLP, em fazer parte do Eela, por meio da rede acadêmica argentina (Retina).

[RNP, 03.04.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP promove encontro para formação de consórcio em e-ciência

Novas instituições de pesquisa vão incrementar o Eela-2

[RNP, 20.03.2007]


Outras referências:

Eela

Site do projeto Infra-estrutura Compartilhada entre Europa e América Latina

Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas

Site oficial da Rede Clara