RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

LNA finaliza testes de sala de observação remota para o Soar

Computadores do Laboratório já podem operar remotamente instrumentos e receber imagens captadas pelo telescópio chileno


No início de novembro, o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), do Ministério da Ciência e Tecnologia, finalizou os testes para captação, em seus computadores, de imagens geradas pelo telescópio Soar (Southern Astrophysical Research Telescope), localizado nos Andes Chilenos. Pronta para operar, a estrutura da sala de observação remota montada no Laboratório, que permitirá, inclusive a operação remota de instrumentos do Observatório chileno, conta com a infra-estrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Durante cinco noites por mês, pesquisadores brasileiros, entre eles os do LNA, terão acesso às imagens do universo captadas pelo Soar, que é financiado por um consórcio Brasil-Estados Unidos. Além do LNA, a Universidade de São Paulo (USP), o Observatório Nacional (ON) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) têm participação confirmada na experiência de observação remota.

A adoção mais disseminada do uso remoto de instrumentos facilitará a rotina de estudiosos e diminuirá os custos dos experimentos e observações, já que evitará os deslocamentos físicos.

O uso simultâneo dessas imagens por astrônomos em diversas partes do mundo será estudado e avaliado pelo projeto Ringrid (Instrumentação Remota em Grades de Nova Geração), que foi iniciado em outubro. O projeto conta com a participação de dez países, entre eles o Brasil.

[RNP, 22.11.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Ringrid

Para saber mais sobre o projeto


Notícias relacionadas:

Ringrid vai avaliar o uso de instrumentação remota em grades

Brasil e Chile são os participantes latino-americanos no projeto

[RNP, 30.10.2006]

Equipe da RNP visita o telescópio Soar

Técnicas de instrumentação remota são apresentadas a profissionais da RNP

[RNP, 19.09.2006]


Outras referências:

Ringrid

Site do projeto Remote Instrumentation in Next-Generation Grids

Soar

Página do Soar no site do LNA