RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Escola de Redes da RNP é inaugurada no Rio

RNP vai capacitar recursos humanos na área de TI


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou hoje, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o Laboratório Nacional de Computação Científica, a unidade da Escola Superior de Redes (ESR) no Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 100 convidados, dentre eles, executivos de planejamento tecnológico de empresas e instituições.

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, em seu pronunciamento, chamou atenção para a importância da capacitação de recursos humanos na área de TI e declarou que é meta da RNP inaugurar mais duas Escolas de Redes este ano, uma no Norte e outra no Sul do país. Até 2009, a RNP pretende instalar pelo menos uma unidade da ESR em cada um dos 27 estados brasileiros. Hoje, já existem unidades da Escola em Brasília (DF) e João Pessoa (PB).

Após a cerimônia, aconteceu a primeira de uma série de palestras promovidas pela ESR para discutir tecnologias da informação e comunicação. VoIP parece ser a palavra da moda. Quais os desafios, as soluções e potencialidades por trás dessa nova tecnologia? foi ministrada pelo professor Paulo Aguiar, coordenador do laboratório de Voz sobre IP do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A palestra foi transmitida remotamente pela Web no site da ESR (http://www.esr.rnp/palestra).

Palestra

Na palestra sobre VoIP, o professor Paulo Aguiar esclareceu as principais vantagens do uso dessa tecnologia. “Com voz sobre IP, ganhamos redução de custos (em interação comunitária), mobilidade (extensão da comunicação para qualquer ponto com Internet), flexibilidade, além de serviços oferecidos pela nova tecnologia. Ele destacou a importância dos serviços disponíveis e em fase de desenvolvimento com a tecnologia VoIP. Em sua apresentação, Paulo Aguiar demonstrou o serviço fone@RNP, um serviço de telefonia IP destinado às instituições usuárias da rede Ipê. O serviço atende pessoas em cerca de 15 instituições de ensino e pesquisa brasileiras a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo seus próprios aparelhos telefônicos em seus departamentos.

[RNP, 28.03.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Escola Superior de Redes é inaugurada em João Pessoa

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa capacitará profissionais do Nordeste para projetos de inclusão digital na região

[RNP, 07.03.2006]


Outras referências:

Escola Superior de Redes RNP

Website da ESR