RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Escola Superior de Redes é inaugurada em João Pessoa

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa capacitará profissionais do Nordeste para projetos de inclusão digital na região


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inaugurou, no dia 6, a segunda unidade da Escola Superior de Redes, voltada para a capacitação de profissionais em tecnologias de redes. A unidade de João Pessoa foi a primeira inaugurada na região Nordeste.

A cerimônia de inauguração, realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, foi transmitida pela rede da RNP e contou com a presença do diretor-geral da RNP, Nelson Simões; do reitor da UFPB, Rômulo Polari; do presidente do conselho de administração da RNP e subsecretário de assuntos administrativos do Ministério da Educação, Sylvio Pétrus; do diretor do CCEN, Antônio José Creão Duarte; e do coordenador-geral das instituições federais de educação profissional, Gleisson Rubin.

O prédio da Escola, instalado dentro do campus da UFPB, foi inteiramente reformado e equipado com infra-estrutura física e operacional para que os alunos possam se aproximar, ao máximo, do dia-a-dia de um profissional de redes. Para Nelson Simões, esse é o grande diferencial da Escola. “Precisamos levar em conta o componente prático e mostrar que é preciso colocar a mão na massa e aprender com quem realmente utiliza ferramentas de tecnologia. Só assim conseguiremos suprir a demanda do mercado por profissionais realmente especializados”, analisa.

A unidade de João Pessoa começou atuando na formação, em segurança de redes, de técnicos de escolas agrotécnicas e Cefets de estados próximos, que darão suporte ao projeto do Ministério da Educação (MEC) de interligação das 36 escolas agrotécnicas à rede da RNP. “Não podemos enxergar as agrotécnicas apenas como formação de trabalhadores do campo, mas também como centros de referência na área. A formação tecnológica possibilitará a atualização constante de métodos e ferramentas de trabalho”, acredita Rubim.

[RNP, 07.03.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP inaugura Escola Superior de Redes

Abertura do 11º SCI reúne autoridades do MCT e do MEC

[RNP, 25.10.2005]


Outras referências:

Escola Superior de Redes RNP

Website da ESR