RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Técnicos dos pontos de presença batem papo com o CEO

Segurança do backbone é uma preocupação dos PoPs


Na noite do dia 26 de outubro foi realizada uma plenária de debate entre os profissionais dos pontos de presença (PoPs) da rede acadêmica nacional e a equipe do Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP. Foram debatidos temas como segurança do backbone; gerenciamento da rede; medições; manutenção e uso das máquinas de serviço instaladas pela RNP nos PoPs; e dificuldades técnicas em geral.

Equipe do CEO que participou do debate: Raniery Pontes, Ary Frazão, Luiz Antônio e Alex S. de Moura.

Uma questão que gerou muita discussão, inclusive com o pessoal do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS), foi a segurança dos equipamentos Juniper que estão sendo instalados na rede Ipê. Existe um grande temor de pesados ataques de negação de serviço por causa da capacidade gigabit das novas interfaces e dos novos links. O CEO reconheceu o risco e explicou que a segurança está sendo reforçada com várias medidas. Além disso, as equipes do CEO e do CAIS ainda irão refinar estratégias para garantir a segurança da rede.

Também ficou claro no debate que é necessário definir as fronteiras entre o que é de responsabilidade da RNP e o que é de responsabilidade dos PoPs. O gerente do CEO, Ari Frazão, explicou que os roteadores "core" da rede ficarão exclusivamente a cargo dos técnicos do CEO, ou seja, só os profissionais da RNP terão acesso a estes roteadores e só eles poderão mexer na configuração dos mesmos. Já a administração dos roteadores de distribuição ficará a cargo dos PoPs.

Problemas de infra-estrutura

Alguns PoPs enfrentam problemas de infra-estrutura como redes elétricas instáveis, falta de dispositivos de segurança contra incêndio, falhas nos condicionadores de ar, vulnerabilidades na segurança física etc. A RNP investiu na melhoria da infra-estrutura de diversos PoPs nos últimos anos, comprando geradores de energia, por exemplo. Ari Frazão explicou que muitas dessas coisas deveriam ser providas pelas instituições-abrigo dos PoPs, no entanto, conhecendo as dificuldades financeiras das instituições públicas que abrigam os PoPs, a RNP as tem socorrido quando possível nas questões mais emergenciais que podem afetar os indicadores de disponibilidade da rede.

Uma questão trazida pelos PoPs e que já havia sido abordada no Seminário RNP de Capacitação e Inovação (SCI) do ano passado, em Recife, é a da implementação de uma ferramenta de comunicação que agilizasse a interação entre os técnicos. Foi sugerido como uma solução possível o canal de IRC criado pelo CAIS. Ainda há poucos PoPs usando o IRC do CAIS, que estreou há poucos meses, mas, segundo os usuários, a ferramenta tem se mostrado bastante adequada. O CEO se comprometeu a estudar a solução.

Esta é a terceira vez que ocorre um debate como este durante o SCI (a primeira foi na Bahia, em 2003). É uma oportunidade de apresentarem-se problemas e discutirem-se soluções acerca da operação da rede, principalmente. O 11º Seminário RNP de Capacitação e Inovação está sendo realizado em Brasília, de 24 a 28 de outubro. Todas as palestras e mesas redondas estão sendo transmitidas pela Internet. Para assistir, acesse o endereço http://gtvd.rnp.br/d-webtv.jsp?id=sci2005.

[RNP, 27.10.2005]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Rede Ipê, Redecomep e diretórios são temas do 11º SCI

Nove estados já estão conectados a gigabits por segundo

[RNP, 26.10.2005]