RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Grupos de Trabalho são definidos para 2005/2006

RNP seleciona sete propostas das 30 recebidas na abertura do edital


A diretoria executiva da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa aprovou ontem os novos grupos de trabalho da área de Inovação da RNP para o período de novembro de 2005 a outubro de 2006. O edital foi aberto para a comunidade acadêmica no dia 24 de agosto e recebeu 30 propostas no total.

O Grupo de Trabalho de Armazenamento em Rede será coordenado por Sergio Takeo Kofuji, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Universidade de São Paulo (USP), e visa a implantar uma infra-estrutura de armazenamento temporário de dados com interfaces tanto para usuários quanto para aplicações. Também vem da USP a coordenação do GT de Gerência de Vídeo, por Regina Melo Silveira do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, que se empenhará na criação de uma plataforma de gerência de serviços multimídia, assim como na execução de testes do sistema na rede da RNP de forma integrada aos serviços já existentes.

O GT de Visualização Remota, sob responsabilidade de Jauvane Cavalcante de Oliveira, da Coordenação de Ciência da Computação do Laboratório Nacional de Computação Científica, pretende facilitar aos usuários da rede o acesso a recursos, como robôs, manipuladores, dispositivos de RV e Caves, num ambiente onde possam utilizá-los de forma compartilhada através da interação remota. Ainda no Rio de Janeiro, Célio Vinicius Neves de Albuquerque, do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenará o GT Rede Mesh de Acesso Universitário Faixa Larga Sem Fio, que demonstrará a viabilidade de uma rede de acesso faixa larga sem fio tipo Mesh. Neste GT, serão estudados e implementados os diversos componentes de um protótipo de roteador para a rede Mesh.

Haverá ainda uma nova etapa do trabalho em chaves públicas que vem sendo realizado há 2 anos. O GT ICP-EDU 3 (Infra-Estrutura de Chaves Públicas para o Âmbito Acadêmico) tem como objetivo desenvolver uma solução segura e de baixo custo para que os alunos e professores possam gerar uma chave privada, guardá-la e usá-la com segurança, complementando a infra-estrutura de certificação digital no ambiente de ensino e pesquisa desenvolvida nos GTs anteriores. O GT fica a cargo de Jeroen van de Graaf, do Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais.

No Nordeste, Guido Lemos de Souza Filho, do Laboratório de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está à frente do GT de TV Digital, que visa ao desenvolvimento de um protótipo que permita aos usuários da rede terem acesso a uma grade de canais de TV transmitidos pela Internet, através de uma aplicação navegadora de canais EPG. O projeto também pretende criar uma infra-estrutura para cadastro de canais de TV através de um portal de TV digital. O GT Medições 2, sob responsabilidade de José Augusto Suruagy Monteiro, da Unifacs (Universidade Salvador), dará continuidade às atividades de desenvolvimento de uma infra-estrutura de medições para os usuários da RNP, iniciadas pelo GT anterior, de modo a torná-la interoperável com o ambiente Sonar (Internet2/Géant). Também será desenvolvida uma ferramenta de visualização para o usuário final chamada ICE (Internet Computer Network Eye).

[RNP, 19.10.2005]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Área de Inovação da RNP abre chamada para novos grupos de trabalho

Edital é lançado com prazo até o dia 12 de setembro para submissão de propostas

[RNP, 24.08.2005]