RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Área de Inovação da RNP abre chamada para novos grupos de trabalho

Edital é lançado com prazo até o dia 12 de setembro para submissão de propostas


A comunidade acadêmica tem até o dia 12 de setembro para apresentar suas propostas de trabalho à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. É que a diretoria de Inovação da RNP abre, a partir de hoje, a chamada de propostas para a formação dos grupos de trabalho para o próximo ano pelo edital GT-RNP 2005/2006.

Estarão sendo recebidas propostas na área de redes, middleware e aplicações em geral, dando-se preferência às que explorem novas capacidades de comunicação em redes de distribuição de conteúdo de alta definição; gerência de serviços multimídia; instrumentação remota; aplicações Ipv6; e redes de acesso a faixa larga sem fio. A intenção é dar continuidade ao desenvolvimento de projetos colaborativos que possam viabilizar o uso de novos protocolos, serviços e aplicações de rede e que possibilitem à RNP ampliar a oferta de serviços através da parceria com a comunidade de pesquisa. Na seleção, irão contar critérios como grau de inovação tecnológica, viabilidade técnica do protótipo e resultados e impactos esperados. A divulgação do resultado de seleção das propostas acontece no dia 14 de outubro.

A partir desse novo ciclo, as atividades dos GTs serão divididas em duas fases: Na primeira, com duração de um ano, os grupos de trabalho deverão desenvolver e demonstrar um protótipo para validar a proposta de novos serviços. A partir dos resultados, a RNP selecionará alguns GTs para continuarem seus trabalhos por mais um ano. Na segunda fase, os GTs devem prosseguir no desenvolvimento de um produto a partir do protótipo da fase anterior, com o objetivo de implantar um serviço piloto dentro de um escopo limitado de instituições usuárias, em conjunto com a RNP.

Os grupos de trabalho são formados por pesquisadores de instituições públicas ou privadas, selecionados pela RNP. Instituições parceiras da organização, universidades e empresas, também podem participar das atividades. Todo grupo tem um coordenador e sua equipe de assistentes e deve contar com o acompanhamento de um ou mais técnicos da RNP.

O edital GT-RNP 2005/2006 já está disponível no endereço: http://www.rnp.br/editais/gt_2005-2006.html

[RNP, 24.08.2005]

Consulta em noticias