RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Analistas de segurança da RNP participam de competição internacional

Grupos espanhol e mexicano convidam para júri do Segundo Desafio de Análise Forense


Dois técnicos do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS) foram convidados a participar como jurados do Segundo Desafio de Análise Forense, promovido pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) em parceria com a rede acadêmica espanhola, Rediris. O objetivo da competição é incentivar o desenvolvimento da área de forense em computação na América Latina e Espanha.

A análise forense é uma área da segurança em informática que trata da aplicação de procedimentos e técnicas com o objetivo de determinar os fatos ocorridos em um sistema de computação que tenha sido atacado. O profissional de segurança deve investigar um sistema comprometido para determinar o que aconteceu, quando, onde, como e quem foi o responsável. Esta é uma tarefa que tem se tornado cada vez mais crítica nas empresas. A detecção de problemas e de seus causadores não só permite corrigir os primeiros e punir os segundos como possibilita reforçar as barreiras, evitando-se novos ataques.

Mais de mil pessoas ou equipes estão concorrendo aos três prêmios oferecidos: licença do software Encase Forensic Edition (1º lugar); inscrição, com todas as despesas pagas, no congresso Seguridad en Cómputo 2005 (2º lugar); e matrícula em curso do Sans Institute (3º lugar). Os vencedores serão conhecidos em 20 de abril.

Não é a primeira vez que um técnico do CAIS participa deste desafio. Em 2003, Jacomo Piccolini foi convidado para o júri do Primeiro Desafio de Análise Forense, organizado pela Rediris. Agora, Jacomo está dividindo a tarefa com outro profissional do CAIS: Guilherme Venere. Integram a equipe de jurados também, especialistas da Espanha, dos Estados Unidos e do México.

A inserção do CAIS no cenário mundial é cada vez maior. Em 2001, o grupo de segurança da RNP filiou-se ao Forum of Incident Response and Security Teams (First), consórcio internacional de equipes de segurança, tendo assumido uma cadeira em seu conselho diretor em 2002. Desde então, o CAIS tem patrocinado a entrada de grupos de segurança da América Latina neste time. Entre outras atividades, os técnicos do grupo de segurança da RNP já ministraram cursos para profissionais de diversos países e colaboraram na produção e tradução de documentos importantes para o setor, como o Sans Top 20. Em 2003, Jacomo Piccolini e Guilherme Venere venceram desafio do Instituto Sans. Jacomo também é coordenador do Hands-On Course do First desde outubro de 2004.

Mais informações sobre o Segundo Desafio de Análise Forense podem ser obtidas no endereço http://www.seguridad.unam.mx/eventos/reto/.

[RNP, 15.03.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Segurança em redes

Página do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP


Notícias relacionadas:

Interação crescente entre grupos de segurança das redes acadêmicas do Brasil e da Espanha

Analista do CAIS foi jurado em desafio da Rediris

[RNP, 12.04.2004]

Gerente do CAIS/RNP reeleita para consórcio internacional de segurança

Grupo da RNP ganha visibilidade no exterior

[RNP, 15.07.2004]

Equipe da RNP traduz Top 20 do instituto Sans

Documento é referência obrigatória em segurança de redes

[RNP, 27.02.2002]