RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Gerente do CAIS/RNP reeleita para consórcio internacional de segurança

Grupo da RNP ganha visibilidade no exterior


Liliana Velásquez Solha, gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS), foi escolhida pela segunda vez consecutiva para integrar o comitê gestor do Forum of Incident Response and Security Teams (First), consórcio que reúne cerca de 170 grupos de resposta a incidentes de segurança – também conhecidos como CSIRTs (Computer Security Incident Response Teams) – de mais de 30 países. A eleição ocorreu em junho, durante a 16ª Conferência Anual do First, em Budapeste, capital da Hungria.

O First tem como uma de suas prioridades promover o estabelecimento e o desenvolvimento de grupos de segurança em regiões onde estes sejam inexistentes ou incipientes. Uma das ações conduzidas neste sentido é a organização de programas de treinamento. Nos últimos anos, o consórcio tem voltado suas atenções para América Latina e Ásia. Neste sentido, a eleição de Liliana pode ser vista como o fortalecimento de um elo entre o First e a América Latina.

O próximo passo é estender este trabalho para África e Oriente Médio. O continente africano ainda não possui nenhum representante no First e o Oriente Médio possui apenas um. Em contraste, 51 grupos da Europa e 87 da América do Norte integram o First. Do Brasil, além do CAIS, participa o grupo de segurança do Comitê Gestor da Internet no Brasil, NIC BR Security Office (NBSO).

A colaboração com outros países na área de segurança tem sido uma constante para a equipe da RNP. Em março de 2000, um ano e meio antes de filiar-se ao First, o CAIS esteve em Moçambique a convite da Unesco e da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, para promover um curso de segurança em redes. Em outras ocasiões os técnicos do CAIS têm sido convidados a dar palestras, organizar seminários, colaborar na confecção de documentos e participar em júris de concursos de segurança. Em 2003 e 2004, respectivamente, o CAIS apadrinhou o ingresso de grupos de segurança do Chile e da Argentina no First.

Em entrevista concedida por e-mail, Liliana conta que está satisfeita com a reeleição: "de alguma forma isso indica que nosso trabalho está agradando. Esta resposta positiva dos membros do First só nos estimula e encoraja a continuar nossos esforços".

Leia a íntegra da entrevista.

[RNP, 15.07.2004]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Filiação ao First amplia cooperação com grupos de outros países

Entrevista com Liliana Velásquez Solha, gerente do CAIS

CAIS tem histórico de colaboração internacional

Algumas ações do CAIS no exterior


Veja também:

Segurança em redes

Mais informaçõs sobre o CAIS


Outras referências:

Forum of Incident Response and Security Teams

Site do First