RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

III Conferência Científica Internacional do LBA ocorre em Brasília

Rede acadêmica RNP2 é usada no projeto


Em janeiro deste ano, o site da RNP divulgou um importante projeto de pesquisa sobre a Amazônia envolvendo 157 instituições em 15 países, o Experimento de Larga Escala na Biosfera-Atmosfera na Amazônia (Projeto LBA). O LBA procura explicar como alterações na Amazônia afetam o clima regional e global e vice-versa, ou seja, como mudanças climáticas globais influenciam o funcionamento químico, físico e biológico da floresta e sua sustentabilidade. O projeto é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e se beneficia da infra-estrutura de rede acadêmica RNP2 para transmitir dados entre institutos no Brasil e no exterior.

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos no LBA são discutidos em conferências internacionais a cada dois anos. Este ano, realiza-se a III Conferência Científica Internacional do LBA, em Brasília, de 27 a 29 de julho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas a partir do site do evento: http://www.lbaconferencia.org/. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 236-5131 / (92) 643-3373 ou pelo endereço eletrônico brasilia_committee@mail.lbaconferencia.org.

Reuniões associadas

Na semana anterior à conferência, nos dias 23 e 24 de julho, haverá uma sessão especial com o tema "O Conhecimento Científico e a Formulação de Políticas Públicas para a Amazônia: A Experiência do Programa LBA". O objetivo deste painel é apresentar sínteses de resultados importantes do LBA nas suas áreas temáticas e discutir com diferentes setores interessados (tomadores de decisão governamentais, ONGs, a sociedade civil organizada etc.) estratégias de incorporação de seus resultados na formulação de políticas públicas para a Amazônia. Pretende-se também provocar uma reflexão sobre o papel da ciência para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Mais informações sobre esta sessão ou sobre outras reuniões associadas à III Conferência Científica Internacional do LBA podem ser obtidas na página http://www.lbaconferencia.org/port/assoc_meetings.htm ou pelos mesmos telefones indicados acima.

[RNP, 19.05.2004]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Cooperação científica pela rede da RNP

Projeto na Amazônia envolve pesquisadores de 15 países

[RNP, 28.01.2004]