RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede do Projeto Giga começa a funcionar em maio

39 propostas foram submetidas à chamada de subprojetos lançada pela RNP


Novidades no Projeto Giga, a iniciativa de rede óptica conduzida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Em reunião da coordenação executiva, no último dia 2 de abril, ficou definida a data de inauguração da rede: 7 de maio de 2004. Para isso, uma série de medidas, como instalação de equipamentos e testes de enlaces, estão sendo tomadas. Paralelamente, a RNP divulgou os nomes dos pré-selecionados na chamada de subprojetos de pesquisa e desenvolvimento em protocolos e serviços de rede e em serviços e aplicações científicas.

A chamada de subprojetos foi lançada pela RNP em 29 de dezembro. Até 29 de fevereiro, 39 propostas foram submetidas. Destas, foram pré-selecionadas 30, as quais foram submetidas por consórcios envolvendo 45 instituições de pesquisa e de educação superior. São 16 instituições localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, as quais terão acesso direto à rede experimental de alta velocidade do Projeto Giga. As demais instituições envolvidas nos consórcios são dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

A seleção foi feita por um Comitê Científico composto por representantes da RNP e por quatro pesquisadores convidados da comunidade científica. O Comitê foi assessorado por um grupo de 19 consultores ad-hoc especialmente convocados para esta tarefa. Cada proposta foi avaliada por três destes consultores ad-hoc. Os coordenadores de todas as propostas analisadas nesta fase de pré-seleção já receberam, por correio eletrônico, comunicado da RNP sobre sua qualificação ou não para a próxima fase.

Os qualificados nesta primeira fase de avaliação devem apresentar um detalhamento de suas propostas até 26 de abril. Na segunda fase de avaliação, a RNP, assessorada pelo Comitê Científico, selecionará as propostas que serão contratadas de acordo com a ordem de sua classificação na fase um e com a qualidade do detalhamento apresentado nesta fase dois. Os resultados finais serão divulgados até 14 de maio de 2004.

Sobre o Projeto Giga

O Projeto Giga tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias de redes ópticas e de IP, aplicações e serviços de telecomunicação associados a redes de banda larga. A execução do projeto implicará a criação de uma rede experimental, com capacidade de transmissão de 2,5 a 10 Gbps, e a geração de produtos e serviços na forma de protótipos. A topologia inicial engloba as cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos e Cachoeira Paulista, em São Paulo; e Rio de Janeiro, Petrópolis e Niterói, no Rio de Janeiro.

Redes ópticas experimentais, como a do Projeto Giga, vêm sendo montadas em vários países da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania. O projeto liderado pela RNP e pelo CPqD propiciará a capacitação de empresas brasileiras em tecnologia competitiva. O Projeto Giga é financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), tendo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como agente financeira. Estão envolvidas no projeto diversas instituições de ensino e pesquisa do eixo Campinas-São Paulo-Vale do Paraíba-região metropolitana do Rio de Janeiro; as operadoras de telecomunicações Embratel, Intelig, Telefônica e Telemar, que cederam as fibras; e as empresas Extreme Networks e Padtec, a primeira com os equipamentos IP e a segunda com os equipamentos ópticos. Muitos outros grupos ainda se associarão, principalmente a partir dos subprojetos de P&D.

O trabalho de pesquisa e desenvolvimento que se desenvolve no escopo do Projeto Giga é atribuição da RNP na condição de Programa Prioritário de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e se insere na política de informática do país, traçada pela Secretaria de Política da Informática do ministério.

[RNP, 15.04.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Projeto Giga

Veja a chamada de subprojetos de P&D do Projeto Giga


Notícias relacionadas:

RNP convida pesquisadores a apresentarem subprojetos para o Projeto Giga

Chamada é estratégica para o desenvolvimento de redes e aplicações

[RNP, 29.12.2003]