RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP convida pesquisadores a apresentarem subprojetos para o Projeto Giga

Chamada é estratégica para o desenvolvimento de redes e aplicações


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) divulga, hoje, chamada para seleção de subprojetos vinculados ao Projeto Giga, iniciativa de rede óptica financiada pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), tendo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como agente financeira. O projeto é liderado pela RNP e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) numa gestão participativa. As propostas apresentadas em atendimento a esta chamada devem se enquadrar em uma das quatro seguintes categorias:

  • protocolos de rede e transporte em redes avançadas;
  • gerenciamento em redes avançadas;
  • aplicações multimídia de tempo real em redes avançadas; e
  • aplicações distribuídas em larga escala.

A infra-estrutura de rede que está sendo montada pelo Projeto Giga permitirá o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados a tecnologia IP e banda larga. A topologia inicial engloba sete cidades no eixo Rio-São Paulo: Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Petrópolis e Niterói. A montagem da infra-estrutura conta com o apoio de operadoras de telecomunicações como Telefonica, Telemar, Pegasus e Intelig.

Os quatro subtemas elencados na chamada de subprojetos do Projeto Giga fazem parte das duas coordenações temáticas supervisionadas pela RNP, que são: protocolos e serviços de rede, e serviços e aplicações científicas. O CPqD é responsável pelas outras duas coordenações temáticas do projeto – redes ópticas e serviços experimentais de telecomunicações –, as quais não são objeto desta chamada.

Podem candidatar-se, instituições de ensino superior e de pesquisa e suas fundações, públicas ou privadas sem fins lucrativos, cujos pesquisadores e grupos de pesquisa sejam capazes de intervir com qualidade na solução de problemas nacionais relevantes no campo das tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Empresas nacionais, com ou sem fins lucrativos, também podem participar, se associando como intervenientes técnicas em subprojetos submetidos pela comunidade acadêmica. Cada subprojeto deverá prever a colaboração entre pesquisadores de pelo menos duas instituições diferentes.

O financiamento previsto para cada subprojeto pode chegar a R$ 500 mil. O prazo para submissão de propostas preliminares vai até 29 de fevereiro de 2004. A avaliação será feita por um comitê científico composto por representantes da RNP e por pesquisadores da comunidade científica, que poderão ser assessorados por consultores ad-hoc nacionais e internacionais convidados.

A íntegra da chamada pode ser acessada a partir de http://www.rnp.br/editais/giga_200302.html.

Mais banda em menos espaço

Iniciativas de redes ópticas estão presentes em vários países da Europa, América do Norte e Ásia. A grande vantagem deste tipo de rede é a ampliação da capacidade de tráfego (largura de banda) em um canal mais estreito. Os coordenadores do Projeto Giga, por exemplo, pretendem começar com 1 Gbps por comprimento de onda e chegar a uma capacidade de transmissão de até 10 Gbps no mesmo comprimento de onda. A tecnologia que permite isto chama-se IP sobre WDM, ou, traduzindo, protocolo de Internet (IP) sobre uma rede com multiplexação de comprimentos de onda ópticos (WDM).

Uma das premissas principais do Projeto Giga é a transferência de conhecimento para a iniciativa privada. Desta forma, o projeto estará capacitando empresas brasileiras em tecnologia competitiva e gerando valor econômico. As empresas também poderão testar equipamentos, softwares e serviços para redes de alto desempenho usando a infra-estrutura do Giga. O orçamento previsto para o projeto é de R$ 55 milhões, a serem investidos ao longo de três anos.

[RNP, 29.12.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Projeto Giga

Página com a íntegra da chamada de subprojetos do Projeto Giga