RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Retrospectiva 2003

Projeto Giga lança edital e Rede Clara é formalizada


A RNP fechou o ano de 2003 com um histórico rico e diversificado de transmissões via rede, participação ou realização de eventos nacionais e internacionais, parcerias e serviços de informação.

No apagar das luzes do ano passado, no dia 29 de dezembro, a RNP lançou a chamada para seleção de subprojetos vinculados ao Projeto Giga, uma parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que prevê uma rede, com capacidade de transmissão de até 10 Gbps, voltada para o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados a tecnologia IP e banda larga. Ainda investindo em Pesquisa e Desenvolvimento, a RNP deu início aos sete grupos de trabalho 2003-2004: Qualidade de serviço 2, Diretórios para educação, Voz sobre IP avançado, Vídeo digital 2, Configuração de redes, Computação colaborativa e Infra-estrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico.

No campo internacional, foi assinado, em junho, a ata da constituição da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara), que será responsável pela implementação e gerência de uma rede que interligará as redes nacionais acadêmicas latino-americanas. Em dezembro, a Clara foi tema de uma palestra apresentada pela RNP, no seminário internacional "Mercosul: ciência, tecnologia e inovação", ocorrido no Rio.

O CAIS merece destaque por sua atuação no exterior. Em maio, participou do Sans North Pacific 2003, conferência sobre segurança em redes promovida pelo Instituto Sans – System Administration, Networking and Security Institute. Durante o evento, os representantes da RNP venceram um desafio proposto na oficina sobre análise forense System Forensics, Investigations, and Response.

A convite da Oganização dos Estados Americanos (OEA), o diretor- geral da RNP, Nelson Simões, participou, em dezembro, do grupo de trabalho "Desarrollo Científico y Tecnológico en las Americas" para a realização de uma proposta de agenda para o fortalecimento de redes avançada de pesquisa na região.

No âmbito nacional, a novidade ficou por conta da atuação da RNP na 55ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho. Foi montado um estande com a demonstração de três protótipos de aplicações para redes Internet avançadas: videoconferência IP, sala de aula virtual e video sob demanda.

Como ocorre anualmente, a RNP realizou o Workshop RNP2, que, desta vez, teve por objetivo integrar o Projeto Giga à comunidade de pesquisa. Em novembro, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, sediou o mais tradicional evento da RNP: o 9º Seminário de Capacitação Interna (SCI).

O site da RNP também trouxe duas novidades: o weblog do backbone, um novo canal para o Centro de Engenharia e Operações (CEO) fazer comunicados sobre o backbone, e o RDF Site Summary (RSS). Através deste serviço, os internautas podem receber notícias produzidas pela RNP e alertas de segurança em seus computadores, em tempo real, sem acessar o site da instituição.

Transmissões e videoconferência na rede

A RNP tem viabilizado a transmissão de diversos eventos pela Internet e a realização de videoconferência entre instituições. Ao longo do ano foram dez transmissões com a participação direta da RNP, desde o Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio, em janeiro, até a 12ª Conferência Nacional de Saúde, em dezembro.

Em alguns casos a RNP filmou e transmitiu os eventos, como na 55ª reunião anual da SBPC, em outros, apenas disponibilizou um servidor para retransmitir o vídeo produzido por outra instituição, como na Rede Educação, transmissão de bate-papo com o ministro Cristovam Buarque. Em todos os casos, os dados trafegaram pela rede RNP2 antes de chegar aos espectadores.

Em relação à videoconferência, a RNP atuou em várias frentes. Possibilitou debates entre alunos da UFRJ e UFRN, para o Canal Saúde da Fiocruz, e entre pesquisadores belgas e brasileiros em workshop do CGEE, por exemplo. Demonstrou a tecnologia durante a 55ª reunião anual da SBPC. O próximo passo é organizar um serviço de agendamento para realização de videoconferência entre as instituições usuárias da rede RNP2.

O Serviço de Suporte a Operações da RNP também se integrou ao Virtual Rooms Videoconferencing System (VRVS), do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e instalou refletores no backbone (infra-estrutura de rede) da RNP. Através do VRVS, o usuário tem à sua disposição salas virtuais com recursos para compartilhamento de aplicações e bate-papo, que podem ser usados para videoconferência e transmissão de eventos. A aplicação é ideal para projetos que envolvam ensino a distância e reuniões de grupos de pesquisa.

[RNP, 10.03.2004]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Retrospectiva 2002

Governo qualificou RNP como Organização Social

[RNP, 04.02.2003]

Clara, uma realidade

Diretor geral da RNP fala sobre a importância das redes acadêmicas

[RNP, 22.12.2003]

RNP convida pesquisadores a apresentarem subprojetos para o Projeto Giga

Chamada é estratégica para o desenvolvimento de redes e aplicações

[RNP, 29.12.2003]

Transmissões e videoconferência na rede

RNP prepara serviço de videoconferência

[RNP, 22.12.2003]