RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Diretor da RNP apresenta Projeto Giga em workshop do LNCC

Evento discute grades computacionais, middleware e aplicações


O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) promoverá, nos dias 2 a 4 fevereiro, o II Workshop de Grade Computacional e Aplicações. Durante o evento, o diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton, fará palestra sobre o Projeto Giga, iniciativa de rede óptica desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

O objetivo do workshop é a cooperação e troca de "expertise" nos temas de grades computacionais e desenvolvimento de middleware e aplicações. O evento se propõe também a formar redes colaborativas multi-institucionais, reunir grupos com capacitação técnica e científica, fortalecer pesquisas já iniciadas e divulgar o programa de pós-graduação do LNCC.

Michael Stanton, que também está no comitê de coordenação do workshop, falará sobre a recém-lançada chamada de subprojetos do Projeto Giga na seção destinada a projetos em andamento. Haverá palestras de especialistas do Centro Nacional para Aplicações em Supercomputação (National Center for Supercomputing Applications – NCSA), dos Estados Unidos, e de pesquisadores da USP, Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PUC do Rio de Janeiro e do próprio LNCC, entre outros.

A inscrição é gratuita e o LNCC fica em Petrópolis. Mais informações podem ser obtidas no site do workshop: http://virtual.lncc.br/wcga04

O Laboratório Nacional de Computação Científica é uma instituição usuária da rede da RNP (RNP2) e abriga o ponto de presença desta rede no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre as instituições usuárias na página http://www.rnp.br/conexao/.

[RNP, 08.01.2004]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP convida pesquisadores a apresentarem subprojetos para o Projeto Giga

Chamada é estratégica para o desenvolvimento de redes e aplicações

[RNP, 29.12.2003]