RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Clara firma acordo com Internet2

Redes avançadas mundiais cada vez mais interconectadas


Nelson Simões, presidente da Clara, e Douglas Van Houweling, presidente da Internet2, assinam acordo.

No último dia 14 de outubro, foi assinado um acordo de colaboração entre os projetos de rede avançada da América Latina e dos Estados Unidos, Clara e Internet2, respectivamente. O acordo possibilitará a conexão e troca de tráfego entre as duas redes, beneficiando milhares de pesquisadores em centenas de instituições.

O acordo foi assinado durante o Internet2 Fall Member Meeting, encontro de membros e parceiros do Internet2. O presidente da Clara e diretor geral da RNP, Nelson Simões, salientou que o projeto é essencial para o desenvolvimento da sociedade da informação na América Latina e Caribe e ressaltou a importância da conexão com iniciativas de redes da Europa, América do Norte e região do Pacífico.

A colaboração entre Clara e Internet2 promoverá o desenvolvimento de protocolos e serviços de redes, a elaboração de padrões para uso na Internet, a pesquisa em aplicações avançadas, e facilitará o intercâmbio de tecnologias e conhecimento entre cientistas e educadores em todo o mundo, principalmente, nas Américas.

A Clara – Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas – é uma organização criada por diversos países da América Latina para implantar e administrar uma infra-estrutura que integre as iniciativas de redes acadêmicas da região. A Rede Clara, como ficou sendo chamada, deve entrar em operação no primeiro semestre de 2004. Um contrato assinado pela Comissão Européia, no âmbito do projeto América Latina Conectada com a Europa (Alice), garantirá € 12,5 milhões para a concretização da Clara e sua conexão com a rede pan-européia Géant.

Dos países da América Latina, apenas Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela possuem conexão direta com a Internet2. Através da Clara, mais de uma dezena de outros países poderão acessar o projeto norte-americano. O Brasil, através da RNP, troca dados com a Internet2 desde 29 de agosto de 2001.

[RNP, 17.10.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Mais informações sobre o projeto Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas


Notícias relacionadas:

Clara e Internet2: Colaboração em Tecnologias de Rede e Aplicações Inovadoras

[I2-News, 15.10.2003]

Países latino-americanos firmam estatuto da Clara

Comissão Européia assina contrato de € 12,5 milhões para o projeto Alice

[RNP, 11.06.2003]

RNP2 está conectado à Internet2

Enlace de 45 Mbps possibilita realização de pesquisas com outras redes acadêmicas do mundo

[RNP, 29.08.2001]