RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Clara e Internet2: Colaboração em Tecnologias de Rede e Aplicações Inovadoras


I2-News

Michelle Pollak

15.10.2003


INDIANÁPOLIS – 15 de outubro de 2003 – Ontem à noite, representantes da Internet2® e da CLARA (Cooperación Latino-Americana de Redes Avanzadas) assinaram um acordo durante o encontro Fall 2003 Internet2 Fall Member Meeting para colaborar no desenvolvimento de tecnologias Internet e aplicações de última geração para a comunidade global de ensino e pesquisa. Este acordo fornecerá a base para que as duas organizações trabalhem em conjunto de modo a estabelecer uma conectividade Internet de alta velocidade entre suas respectivas comunidades, o que permitirá a cooperação internacional entre pesquisadores.

“A CLARA é um passo essencial para o desenvolvimento da sociedade de informação na América Latina e no Caribe, em colaboração com as iniciativas de rede regionais existentes na Europa, na América do Norte e na orla do Pacífico. Estamos felizes de ter a Internet2 como parceira, apoiando o uso inovador de aplicações avançadas em nossas comunidades”, declarou Nelson Simões, presidente da CLARA.

Douglas Van Houweling, presidente e diretor geral da Internet2 afirmou, “A Internet de hoje permite que os pesquisadores, professores e alunos norte-americanos se comuniquem e trabalhem juntamente com seus colegas espalhados por todo o planeta. Este acordo entre a CLARA e a Internet2 aumentará o potencial para colaboração entre as comunidades de pesquisa e educação nos Estados Unidos, América Latina e Caribe”.

Como parte do acordo, a CLARA e a Internet2 colaborarão para:

  • Promover interconectividade adequada entre seus respectivos membros e redes visando ao desenvolvimento, à testagem pré-comercial e ao uso de pesquisas avançadas e aplicações educativas;
  • Desenvolver em cooperação padrões comuns e implementações técnicas em suas respectivas redes;
  • Promover a colaboração entre seus membros no que tange ao desenvolvimento de redes e aplicações de última geração para a pesquisa e o ensino superior; e
  • Encorajar a transferência de tecnologia de suas iniciativas conjuntas a fim de acelerar a disponibilização de novos serviços e aplicações.

A organização CLARA reúne redes nacionais avançadas de mais de 16 países em toda a América Latina. Hoje, vários membros da CLARA (CUDI-México, RNP-Brasil, RETINA-Argentina, REUNA-Chile, REACCIUN-2-Venezuela) já têm conexões diretas a redes Internet2 nos Estados Unidos, inclusive à rede Internet2 Abilene. Algumas destas conexões recebem o apoio do projeto AMPATH e outras têm conexões com a rede CENIC da Califórnia e a Universidade do Texas em El Paso. À medida que o backbone RedCLARA é desenvolvido, a CLARA prevê que mais de 700 universidades e centros de pesquisa sejam conectados a ele. O RedCLARA, que está sendo desenvolvido com o apoio do projeto ALICE europeu, criará a primeira infra-estrutura intra-regional para ensino e pesquisa na América Latina e no Caribe.

Sobre a Internet2(R)

Liderada por mais de 200 universidades norte-americanas que trabalham com a indústria ou o governo, a Internet2 está se desenvolvendo e disponibilizando aplicações de rede e tecnologias avançadas para a pesquisa e o ensino superior, acelerando a criação da Internet do futuro. A Internet2 recria as parcerias entre o meio acadêmico, a indústria e o governo que ajudaram a fomentar a Internet atual em seus primórdios. Para mais informações sobre a Internet2, visite: http://www.internet2.edu/.

Sobre a CLARA

A CLARA (Cooperación Latino Americana de Redes Avanzadas) é um consórcio recentemente formado, reunindo mais de 16 redes latino-americanas nacionais de ensino e pesquisa. A CLARA tem dois objetivos principais: construir e desenvolver uma infra-estrutura regional de pesquisa de rede para a colaboração e a comunicação entre as redes de ensino e pesquisa nacionais da região; e estabelecer um diálogo com outras iniciativas de rede regionais para o apoio e a divulgação de avanços científicos e tecnológicos nas comunidades envolvidas. Seu backbone, o RedCLARA, sendo desenvolvido com o apoio do projeto europeu ALICE, criará a primeira infra-estrutura intra-regional para ensino e pesquisa na América Latina e no Caribe, diretamente ligada à Europa – além de ter conexões diretas já em uso do México para os Estados Unidos, e através do projeto AMPATH, da Argentina, do Brasil, do Chile e da Venezuela para os Estados Unidos. Para mais informações, entre em contato com Nelson Simões no endereço

fonte: http://archives.internet2.edu/guest/archives/I2-NEWS/log200310/msg00007.html

Consulta em noticias