RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

TI Master oferece Formação Unix administrator on-line

Portal e Instituto Infnet firmam parceria com RNP


Estão abertas as inscrições para a formação Unix administrator on-line, uma parceria do Instituto Infnet e o TI Master com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com duração de três meses, o curso visa formar profissionais especializados na administração de serviços Internet baseados em sistemas da família Unix, como Solaris, Linux, AIX, dentre outros. O público-alvo são os profissionais de infra-estrutura de TI que já possuem noções básicas de utilização do sistema, mas quem não conhece o sistema operacional poderá receber material complementar pela internet.

O curso é o primeiro do gênero ministrado a distância. O aluno recebe material didático em casa e é acompanhado por professores especialistas, além de poder interagir com eles via fórum, chat, e-mail ou por telefone, em horários determinados. Um ambiente exclusivo de aprendizado com recursos como avaliações, trabalhos práticos, conteúdo e suporte on-line ficará disponível no portal da TI Master. Também fazem parte do material duas versões do Linux Red Hat: uma completamente configurada para estudos e outra convencional. Após o curso, o aluno poderá escolher a configuração mais adequada para utilizar.

A metodologia do curso é dividida em três partes: Administração Unix – Fundamentos (sistema Unix, backup, boot & shutdown, segurança básica, etc); Administração de Redes Unix (TCP/IP, monitorando a rede, segurança, etc); e Administração de Serviços Internet com Unix (Domain Name System, FTP, WWW, Samba, etc). O prazo máximo para conclusão da formação é de três meses. A estimativa de dedicação do aluno é de 96 horas, isto é, uma média de 5h de estudos por semana. Além de preparar o aluno para implementar os serviços de uma intranet através do Unix, outro objetivo do curso é dar a ele base para obter as certificações do Linux Professional Institute.

Para cursar a formação Unix o interessado deverá possuir um computador PC com processador Intel, AMD ou compatível de 300Mhz, 128Mb de RAM, 3Gb de espaço livre no HD, drive de CD-ROM 8x ou superior, monitor e placa de vídeo SVGA, modem de 56 Kbps. Os softwares necessários para o curso são: sistema operacional Windows NT4, Windows 2000 ou Windows XP; Winzip; e acesso à Internet com Internet Explorer 4.0 ou superior.

O TI Master é um portal com foco no desenvolvimento de carreira na área de Tecnologia da Informação. Desde 2000, quando foi lançado, já alcançou mais de 140 mil usuários cadastrados e 2 milhões de pageviews mensais. Em 2002, foi escolhido pelo iBest como um dos três melhores portais da Internet na categoria "Educação e Treinamento".

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas em http://www.timaster.com.br/cursos/unix_hot/index.html. As inscrições on-line também estão disponíveis nesta página.

[RNP, 15.07.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP e Infnet firmam parceria para formação de administradores de sistemas Unix

Próximo passo é oferecer o curso on-line

[RNP, 14.01.2003]


Outras referências:

Infnet

Instituto de Formação Internet

TI Master

Portal com foco no desenvolvimento de carreira na área de Tecnologia da Informação